Pousadas de Portugal voltam a promover a gastronomia em 2011

O calendário gastronómico das Pousadas de Portugal para 2011 já começou e promete ainda muitas atividades, de norte a sul do país, como a realização de jantares vínicos, cursos de vinhos e de cozinha, estabelecimento de Rotas Gastronómicas, workshops e quinzenas gastronómicas pelas diversas regiões do país.

Os workshops de cozinha vão ter lugar nas diferentes pousadas, e pretendem revelar segredos da doçaria algarvia, da cozinha beirã, das modernas fingerfood ou cozinha vegetariana, da cataplana, petiscos algarvios, cozinha mediterrânea, entre outras, por 45 euros por pessoa, com início marcado para as 11h00 e almoço incluído.
As quinzenas gastronómicas vão-se desenrolar ao longo do ano e pelas diversas regiões, como por exemplo a Quinzena da Doçaria Conventual e do Vinho do Porto na Pousada de Santa Marinha de 13 a 27 de Maio, a Quinzena do Cabrito dos Santos Populares na Pousada de São Bento no Gerês, de 11 a 25 de Junho, a Quinzena do Contrabando do Bacalhau na Pousada de São Teotónio em Valença de 3 a 17 de Agosto e a Quinzena Gastronómica das Vindimas na Pousada Barão de Forrestter em Alijó, de 15 a 30 de Setembro.
Na região de Lisboa cada mês terá um tema e Abril é dedicado ao Bacalhau, Maio é dedicado ao Algarve na Cataplana, em Junho é o Pão e os usos e costumes dos Santos Populares, em Setembro é a Vitela das raças autóctones, em Outubro chega o Porco preto do Alentejo, em Novembro os Cogumelos e o Queijo e em Dezembro a Caça para fechar o ano.
A região Algarvia terá três quinzenas: Quinzena do Polvo em Maio, Quinzena da Cataplana em Junho e a Quinzena dos Petiscos Algarvios em Setembro, que terão lugar nas Pousadas de Sagres, Estói, Faro ou Tavira.
Outra das novidades das pousadas para este ano é uma carta diferenciada em cada restaurante, onde os produtos regionais vão estar mais presentes.
Entre os vários jantares vínicos agendados está marcado para o próximo dia 29 de Abril, na Pousada de Viseu, um jantar com a presença do enólogo João Paulo Martins, no dia 27 de Maio é a vez da Pousada de Évora, com o enólogo Luís Lopes, e no dia 24 de Junho, o enólogo João Afonso na Pousada de Faro. A 29 de Julho na Pousada de Guimarães de Santa Marinha, com o enólogo Luís Lopes, a 30 de Setembro no Restaurante Cozinha Velha da Pousada de Queluz, é a vez do enólogo Luís Antunes, depois a 28 de Outubro na Pousada de Viana do Castelo, jantar com o enólogo João Afonso, e a encerrar o ciclo, no dia 25 de Novembro, na Pousada de Palmela, o enólogo Luís Antunes.
Os Cursos de Vinhos também vão percorrer as diversas pousadas, sendo as inscrições a partir de 320 euros, com duas noites de alojamento, pequeno-almoço buffet, late check-out, visita a uma herdade e adega da região, na companhia do enólogo Tomás Caldeira Cabral, que dirigirá o curso de vinhos entre as 17h00 e as 20h00, ao sábado, seguido de jantar com degustação de vinhos.
O calendário inclui a Pousada de Beja com vinhos do Baixo Alentejo (e visita à Herdade do Monte Novo e Figueirinha), Pousada de Guimarães (Santa Marinha) com Vinhos Verdes (e visita à Quinta dos Paços), Pousada de Condeixa-a-Nova com Vinhos Espumantes da Bairrada ( e visita ao Campolargo), Pousada de Estremoz com Vinhos do Alentejo (e visita à Quinta da Esperança) e a terminar, em Novembro, a Pousada do Porto com Vinhos do Douro Doc e Vinhos do Porto (e uma visita às caves da Churchill’s e da Taylor’s).

Texto de Clara Inácio
Fotos de Elsa Furtado

1 Comentário

Deixar uma resposta