Portugal reúne num único troféu os maiores campeonatos de Surf profissional da Europa

CIMG0712Chegou o MOCHE SERIES – Cascais Trophy – Portugal 2013, o maior evento combinado de Surf na Europa, que engloba pela primeira vez as 4 maiores provas internacionais da modalidade realizadas em Portugal. Esta prova confirma e afirma Portugal enquanto capital europeia do surf.

À semelhança da ‘perna’ havaiana do Circuito Mundial de Surf, a famosa Triple Crown, a ASP – Associação de Surfistas Profissionais – sancionou a integração coletiva das principais provas internacionais de Surf realizadas em Portugal debaixo de um troféu “umbrella”, que visa a dinamização de variados destinos de Surf em Portugal, bem como a promoção do país como o melhor destino europeu para a prática desta modalidade.

O prémio total é de cerca de $1.000.000 e quase 30.000 pontos em disputa, o MOCHE SERIES – Cascais Trophy – Portugal 2013 agrega as seguintes provas: WQS 6*, de 3 a 8 de Setembro, em S. Miguel, Açores; EDP Cascais Girls Pro , de  2 a 7 Outubro, em Carcavelos;  WT Masculino, de 9 a 20 Outubro – Supertubos , em Carcavelos; PRIME Masculino, de 22 a 27 Outubro, em Carcavelos; Cascais Trophy – Melhor ranking combinado das duas provas masculinas (WCT e Prime). Tanto o Moche World Pro presented by Rip Curl, como o evento Prime Masculino darão origem a um ranking combinado, cujo melhor classificado vencerá o Cascais Trophy, com um prémio final.

Nos últimos anos, com a projecção dada pelo World Tour em Portugal, o surf, as ondas e as praias portuguesas, ganharam nome além-fronteiras. Portugal atrai pela excelência das ondas, da beleza do país, a gastronomia típica, a hospitalidade das pessoas e o clima inigualável,que permitem a prática do surf por largos meses.

Na etapa de 2012 do World Tour em Portugal foi realizado um estudo, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, que confirmou que as 130.000 pessoas que passaram pelo evento em Peniche, (42.000 estrangeiros e 87.000 portugueses) tiveram um impacto de mais de 7 milhões de euros no consumo. Facto que reforça a importância destes eventos na promoção do país e das suas localidades e características únicas.

Os principais impulsionadores deste movimento de agregação de provas são o Moche, Câmara Municipal de Cascais, Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Peniche. O Moche é  a mais surfista das marcas de telecomunicações, nasceu com espírito e alma de surf. Ajudou a criar e fazer crescer muitos dos eventos e atletas que agora fazem história e enchem o país de orgulho. O naming da etapa do campeonato do mundo representa o culminar deste apoio. O Moche Pro Portugal vai trazer novamente os melhores surfistas do mundo a Portugal. O Moche Series – Cascais Trophy – Portugal 2013 agrega de forma inteligente varias competições, municípios, atletas e marcas que apostam no surf.

Para Cascais, berço nacional do surf, a associação ao Moche Series – Cascais Trophy – Portugal 2013 foi um passo natural numa estratégia de desenvolvimento, depois de ter sido palco de algumas das mais prestigiadas provas desportivas internacionais, como a America’s Cup World Series, Campeonato Mundial de Vela do ISAF ou a Audi Med Cup.

Com o entusiasmo de todas  as entidades, Cascais, Peniche e da tribo do surf, o MOCHE SERIES – Cascais Trophy – Portugal 2013 está destinado a entrar na galeria dos mais extraordinários e competitivos eventos que o Mar Português já viu.

Texto e fotografias de Clara Inácio

CIMG0696CIMG0712 CIMG0697CIMG0699CIMG0700CIMG0714CIMG0718CIMG0719CIMG0715CIMG0716CIMG0709

Deixar uma resposta