Portugal participa no Festival Iberian Suite: Global Arts Remix em Washington

festival_ibericoRealiza-se em Washington de 3 a 24 de março de 2015 o Festival Iberian Suite: Global Arts Remix, uma mostra da criação contemporânea de Portugal e Espanha na área das Artes Performativas e que contará com a presença de vários artistas nas áreas das artes visuais, música, literatura, dança e teatro.

Ao longo das três semanas do Festival, o mundo da lusofonia estará representado na área da música com a presença da fadista portuguesa Carminho, do saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça e da companhia de dança brasileira Grupo Corpo, entre outros.

No teatro Portugal estará representado através da peça Ode Marítima, por Diogo Infante e João Gil; da companhia de Teatro Meridional, que irá apresentar a peça Contos em ViagemCabo Verde; da companhia Mundo Perfeito, que levará à cena os espetáculos Três Dedos Abaixo do Joelho e By Heart e da companhia Mala Voadora que, em conjunto com a companhia inglesa Third Angel interpretará a peça What I Heard About the World.

carminho_ccb_11Ainda na música, serão apresentados em concerto os fadistas Carminho e Camané acompanhados pela National Symphony Orchestra, orquestra residente do Kennedy Center, conduzida pelo espanhol Jesús López-Cobos bem como Rodrigo Leão, Sofia Ribeiro e Luísa Sobral, The Gift e António Zambujo.

Na área da dança, Portugal estará representado pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo que, dirigida por Vasco Wellenkamp, irá apresentar o espetáculo Fado, Rituals and Shadows.

No Hall of Nations do Kennedy Center estarão patentes, ao longo do Festival, instalações do artista Alexandre Farto Aka Vhils, que irá apresentar um retrato de Fernando Pessoa, feito a partir de páginas de livros seus; de Manuela Pimentel, que irá apresentar um projeto visual a partir do azulejo português com recurso a materiais alternativos e do designer Nuno Vasa que irá levar ao Kennedy Center a representação de um elétrico lisboeta feito a partir de cortiça.

Entre os dias 13 e 15 de março irão realizar-se sessões de literatura, moderadas pela biógrafa, novelista e consultora da Library of Congress Marie Arana, onde será feito um tributo ao Prémio Nobel da Literatura José Saramago e debatido o legado da cultura de Portugal e Espanha na literatura mundial, com a participação dos escritores portugueses Afonso Cruz, José Luis Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso.

O Festival Iberian Suite: Global Arts Remix realiza-se entre os dias 3 e 24 de março de 2015 no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington D.C, Estados Unidos da América.

Texto de Teresa Leal
Foto de Carminho de Francisco Padrão Mota

 

Artigo anteriorNova garrafeira Empor Spirits & Wine em Lisboa
Próximo artigoDark Sky Alqueva em destaque no Portal Independent Traveller

Leave a Reply