Porto mostra exposição Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa

O trabalho de 12 fotógrafos e dois designers vai estar exposto no Porto na Exposição Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa, que vai estar patente ao público até ao dia 18 de Abril, no edifício da ex-Cadeia da Relação do Porto, actual sede do Centro Português de Fotografia (CPF). Depois de no final do ano passado ter passado por Évora, a mostra volta agora a reunir um conjunto de 39 fotografias e seis ilustrações, seleccionadas entre o material recentemente publicado no livro com o mesmo título, editado pela Estação Imagem, com o apoio da Câmara Municipal de Mora.

O corpo da exposição é  o resultado da leitura, por 14 criadores de imagem, de outras tantas obras da literatura portuguesa do século XX ligadas ao Alentejo e assinadas por escritores como Florbela Espanca, Vergílio Ferreira e José Saramago.

Saliente-se ainda que esta exposição reúne trabalhos dos fotógrafos António Carrapato, Bruno Portela, Bruno Rascão, Céu Guarda, Fernando Veludo, José Manuel Ribeiro, Leonel de Castro, Luísa Ferreira, Luís Barra, Luís Ramos, Luís Vasconcelos e Pedro Letria, e dos designers Henrique Cayatte e José Pinto Nogueira. A mostra inclui ainda três trabalhos de Eduardo Nogueira, um precursor da fotografia em Évora, activo durante a primeira metade do século XX, acompanhados de um texto de Vanessa Rato, jornalista do Público.

“Lugares alentejanos na literatura portuguesa” é o primeiro projecto desenvolvido pela Estação Imagem, uma associação cultural sem fins lucrativos, sediada em Mora, dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, através deiniciativas plridisciplinares de carácter documental centradas no Alentejo.

A exposição está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados até às 19h00.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta