Porto Editora lança Últimas Notícias do Sul – o novo livro de Luis Sepúlveda

A Porto Editora lança no próximo dia 13, o muito aguardado livro de Luis Sepúlveda, ilustrado com fotografias de Daniel Mordzinski, Últimas Notícias do Sul.

Últimas Notícias do Sul é o resultado de uma viagem que Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski, realizaram pela Patagónia, no final dos anos 90. Registaram um mundo praticamente desaparecido nos dias de hoje, assim Sepúlveda tirou notas e Mordzinski fotografou. Agora vamos conhecer o resultado dessa viagem com as memórias, as experiências, as pessoas e as imagens. Mordzinski é conhecido como “o fotógrafo dos escritores”.

Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski vão estar em Portugal de 23 a 25 de fevereiro nas Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, a 26 de fevereiro no Porto de Encontro, às 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto e a 28 de fevereiro apresentam o livro no Instituto Cervantes, em Lisboa, pelas 18h00.

Este livro nasceu como a crónica de uma viagem realizada por dois amigos, mas o tempo, as mudanças violentas da economia e a voracidade dos triunfadores transformaram-no num livro de notícias póstumas, no romance de uma região desaparecida. Nada do que vimos existe tal como o conhecemos. De certo modo fomos os afortunados que presenciaram o fim de uma época no Sul do Mundo. Desse Sul que é a minha força e a minha memória. Desse Sul a que me aferro com todo o amor e com toda a raiva. Estas são, pois, as últimas notícias do Sul.

                 Luis Sepúlveda

Últimas Notícias do Sul, de Luis Sepúlveda com Daniel Mordzinski, com tradução de Henrique Tavares e Castro, com 160 páginas e o preço recomendado de 14,40 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta