Portalegre recebe exposição sobre Arte Românica

A Galeria de S. Sebastião, em Portalegre apresenta a partir de dia 5,  Deus e os Demónios – O fantástico e o sinistro na Escultura Românica de Portugal, uma exposição fotográfica de Adalrich Malzbender.

A exposição conta com cerca de 60 fotografias da Arte Românica em Portugal, com especial enfoque nas misteriosas esculturas simbólicas, tanto enfeitadas com graciosos ornamentos, como com demónios e monstros medonhos. A par das fotografias, estão textos explicativos da simbologia e do misticismo das imagens, como é o caso de gárgulas de semblantes tristes e de sofrimento e medo.

Adalrich Malzbender utiliza uma técnica especial, analógica, o lith printing, para tornar as imagens medievais quase desaparecidas, mais perceptíveis, vivas e mais expressivas, de forma a reforçar a sua beleza arcaica.

Adalrich Malzbender nasceu em Berlim. É médico e está casado com uma alentejana de Portalegre. Dedica-se desde 1976 à fotografia tradicional a preto e branco. O seu olhar recaí sobre a planície, pelas  gentes alentejanas, nos ciganos e na Arte Românicaem Portugal. Já expôs individualmente na Alemanha, na Nikon Galerie eem Duesseldorf. Em Portugaljá expôs em diversas cidades do Alto e Baixo Alentejo, na Câmara Municipal de Évora, na Casa de Artes Mário Elias em Mértola, no Museu da Tapeçaria e Instituto Politécnico em Portalegre, no Museu da Fotografia em Elvas, na Casa do Alentejo, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa e no Palácio de Cristal no Porto. Em Espanha expôs no Museu Municipal de Cáceres e na Escola de Artes em Mérida, Badajoz e Plasência. Também já publicou os livros Alentejo, da Quetzal Editores e Olhares ciganos (catálogo de exposição). Colaborou ainda num livro sobre pântanos, na Alemanha, e na revista Atlantis (TAP).

A exposição estará  patente até 12 de maio, durante toda a semana, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta