Petiscos na sala de visitas de Lisboa no Populi

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

populi_08Fazer uma viagem pela gastronomia portuguesa numa só refeição é concentrar-se na secção de petiscos de uma ementa. No Populi essa é a escolha certa, com vantagem de o poder fazer na mais bela sala de visitas de Lisboa: o Terreiro do Paço.

O Populi celebrou em junho um ano de existência e comemorou também 12 meses de encontro com amigos, o conceito que está na base deste restaurante. Localizado junto ao torreão nascente do Terreiro do Paço, é um espaço indicado para por a conversa em dia com alguém conhecido, ou mesmo para um momento de pausa no decorrer de negócios. Elegância e requinte em ambiente descontraído. A sala no interior permite resguardar o encontro, na esplanada vive-se o ambiente cosmopolita próprio do coração da cidade.

A carta foi recentemente renovada com a introdução de novas sugestões do Chefe Luís Rodrigues. Aos petiscos portugueses juntam-se aromas mediterrânicos numa empatia de paladares.

Nas entradas, destaque para o mexilhão à Bolhão Pato e os cogumelos Portobello recheados com queijo-creme e tiras de bacon crocante. Que não ficam à frente das tiras de choco em tempura com maionese de caril, das moelas com malaguetas, das favinhas com farinheira e coentros. Nos peixes o ex-libris da casa é o bacalhau confitado com puré de grão e bok choy. De novidade entra o peixe-espada preto com arroz cremoso de tomate, berbigão e alcaparras e o Ossobuco estufado com alho e tomilho emerge nas carnes.

Nas sobremesas o drama fica-se pela escolha. Nesta nova carta há um folhado com creme de baunilha e frutos secos e uma tarde de morango com vinagre balsâmico e hortelã. Mas não é possível fechar os olhos à mousse de chocolate com pralinée e azeite, ao Crème brulée de Baunilha ou mesmo ao Melhor Bolo de Chocolate do Mundo.

Para as manhãs preguiçosas há um brunch à disposição que inclui bebida quente, sumo, muesli com iogurte e mel, panquecas, cesto de pão e croissants com manteigas e compotas, ovos mexidos com fiambre e preguinho.

Uma boa experiencia de degustação para quem visita Lisboa, mas também para quem cá vive e trabalha.

O Populi fica na Ala Nascente do Terreiro do Paço, nº85/86. Servem pequeno-almoço entre as 10h30 e as 12h00, brunch das 10h30 às 15h30, almoço entre as 12h00 e as 15h30 e jantar das 19h00 às 00h00. Aceitam reservas.

Deixar uma resposta