Parques de Sintra lança plataforma talking heritage

Desde dia 13 de agosto que os visitantes de Sintra podem utilizar a plataforma “Talking Heritage – Percursos Multimédia em Sintra” através de iPod e smartphones. Poderão assim disfrutar de uma experiência interativa que avisará o utilizador aquando da passagem em pontos de interesse da vila de Sintra e parques circundantes: Parque de Monserrate, da Pena, dos Capuchos. Além da voz, poderá ter acesso também a conteúdos em vídeo, áudio, fotografia e texto.

Como o texto é vocalizado, existirá a ilusão de que “a natureza fala com o visitante”, proporcionando maior proximidade e interatividade entre este e os locais percorridos, segundo indica a Parques de Sintra.

Maria Inês Moreira, coordenadora do projeto BIO+Sintra – Redução da pegada de carbono explica que: “O visitante conseguirá captar aquilo que normalmente os seus olhos não vêem e ficará a conhecer um outro lado menos conhecido de Sintra. A ideia é que cada pessoa possa realizar os passeios à mercê da sua curiosidade, acompanhada por uma série de valores naturais que a vão surpreender ao falar com ela”.

No âmbito do BIO+Sintra, que visa promover a participação ativa do público na conservação dos principais valores naturais da Serra de Sintra, foi também lançado um jogo e  um quiosque electrónico que também sensibilizam para a preservação: através deste jogo, qualquer pessoa poderá vestir a pele de um gestor de um parque natural tendo a seu cargo várias medidas de gestão que terá de executar para promover a sustentabilidade do parque.

Nos quiosques multimédia, distribuídos por vários pontos-chave das visitas, o visitante poderá ainda calcular a sua pegada de carbono.

Texto de Joana Resende
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta