Palácio da Pena em Sintra recebe mostra de vitrais única no mundo

Uma exposição de vitrais vai preencher a Sala dos Veados do Palácio da Pena, em Sintra, a partir do próximo dia 21 de setembro, numa mostra inédita, que apresenta pela primeira vez ao público vitrais oriundos de vários pontos do país.

Vitrais e vidros: um gosto de D. Fernando II é o nome da mostra agora apresentada, e reúne peças dos dos séculos XIV a XIX, e entre as quais se inclui o mais antigo vitral conhecido em Portugal, e que resulta num trabalho de restauro exaustivo e minucioso, que durou mais de dez meses

As peças agora apresentadas foram produzidos no centro da Europa (Alemanha, Suíça e Países Baixos), e são provenientes de igrejas, mosteiros, casas senhoriais e oficinas de artífices, tendo chegado ao nosso país através do rei D. Fernando II, que os mandou colocar na Sala de Jantar do Palácio das Necessidades, em Lisboa, após a implantação da República, o Palácio foi entregue ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e quase todo o seu recheio foi disperso.

Os vitrais da Sala de Jantar foram apeados e transferidos para as reservas do Palácio da Ajuda, onde ficaram até 1949, altura em que depois de um pedido do conservador do Palácio Nacional da Pena, os “8 caixilhos de madeira com vitrais” chegaram à Pena para ser aplicados nas janelas deste edifício.

Nesta exposição integram-se também os vitrais do Salão Nobre e da Capela do Palácio da Pena, produzidos propositadamente para aqui em Nuremberga entre 1840 e 1841. Tal como nas Necessidades, foram aplicados vitrais de épocas diferentes nas janelas do Salão Nobre do Palácio da Pena, sendo este o únicopatchwork de vitral encomendado por D. Fernando que ainda se encontra no mesmo local desde o século XIX.

A exposição pode ser vista diariamente, das 9h30 às 19h00 (horário de verão) e das 10h00 às 18h00 (horário de inverno) e a entrada está incluída no preço do bilhete de visita ao palácio.

Texto de Elsa Furtado
Foto gentilmente cedida pela  Parques de Sintra – Monte da Lua

Deixar uma resposta