Ospitalità Italiana certifica restaurantes italianos no mundo

A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo aderiu ao projecto Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no mundo, e pretende certificar os restaurantes italianos existentes em Portugal. A Câmara de Comercio Italiana procede a uma visita aos restaurantes aderentes até ao próximo mês, para se certificar que estes respeitem os requisitos essenciais para a obtenção da distinção. Sendo nesta primeira edição vistos os restaurantes das cidades maiores, como Lisboa, Porto e Faro.

Entre os requesitos inclui-se: ter um chefe com formação italiana, ter uma parte de vinhos italianos na carta, utilizar azeite e produtos italianos na confeção dos pratos e ter alguém na equipa que saiba falar com os clientes em italiano.

A participação não importa qualquer tipo de custo para o participante, o único objetivo é certificar os restaurantes que respeitem as tradições da gastronomia italiana, e depois incluir os selecionados numa lista que vai contar com todos os eleitos do mundo inteiro. A iniciativa está a decorrer em mais 41 países,  e já foram premiados restaurantes italianos nas cidades de Miami, Bruxelas, Nova Yorque, Marselha, Johannesburgo, entre outras cidades.

A cerimónia de entrega dos certificados terá lugar na Embaixada de Itália em Lisboa e está prevista para o mês de Abril. Os premiados terão, ainda, a possibilidade de participar num concurso em que competirão com os premiados de outros países, sendo os votantes os próprios clientes.

 

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta