Ospitalità Italiana certifica restaurantes italianos no mundo

A Camera di Commercio Italiana per il Portogallo aderiu ao projecto Ospitalità Italiana – Restaurantes Italianos no mundo, e pretende certificar os restaurantes italianos existentes em Portugal. A Câmara de Comercio Italiana procede a uma visita aos restaurantes aderentes até ao próximo mês, para se certificar que estes respeitem os requisitos essenciais para a obtenção da distinção. Sendo nesta primeira edição vistos os restaurantes das cidades maiores, como Lisboa, Porto e Faro.

Entre os requesitos inclui-se: ter um chefe com formação italiana, ter uma parte de vinhos italianos na carta, utilizar azeite e produtos italianos na confeção dos pratos e ter alguém na equipa que saiba falar com os clientes em italiano.

A participação não importa qualquer tipo de custo para o participante, o único objetivo é certificar os restaurantes que respeitem as tradições da gastronomia italiana, e depois incluir os selecionados numa lista que vai contar com todos os eleitos do mundo inteiro. A iniciativa está a decorrer em mais 41 países,  e já foram premiados restaurantes italianos nas cidades de Miami, Bruxelas, Nova Yorque, Marselha, Johannesburgo, entre outras cidades.

A cerimónia de entrega dos certificados terá lugar na Embaixada de Itália em Lisboa e está prevista para o mês de Abril. Os premiados terão, ainda, a possibilidade de participar num concurso em que competirão com os premiados de outros países, sendo os votantes os próprios clientes.

 

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.