Optimus D’Bandada realiza 58 concertos no Porto a 15 Setembro

No dia 15 de setembro, a baixa do Porto vai receber o evento Optimus D’Bandada, com quarenta bandas e dezassete espaços, a prever-se uma enchente de visitantes a fazer lembrar as noites de São João.

As novidades deste ano, além dos cinquenta e oito concertos gratuitos, passa pela oferta começar logo durante a tarde às 15h00 prolongando-se pela noite dentro e com a festa de encerramento prevista até às cinco da manhã.

A edição deste ano conta com duas parcerias importantes, a Casa da Música e a Porta Jazz, a Associação de Músicos de Jazz no Porto; a primeira vai trazer as atuações dos Portucale Brass, que em versão acústica vão tocar excertos de West Side Story, de Leonard Bernstein; contará também com atuações da violinista e compositora Ianina Khmelik, trazendo alguns convidados para tocar originais do grupo e arranjos sobre música de Bach, Piazzolla e outros. Já a Porta Jazz vai brindar os espetadores com a atuação de quatro projetos a não perder: SMaLL Trio; Quarteto Mário Santos Bloco A4; Hitchpop e CORETO Porta-Jazz.

As bandas que vão estar presentes são mais uma vez as do catálogo da Optimus Discos assim como outras convidadas: poder-se-á assistir a concertos diversificados desde ALTO!, We Trust, Balla, Beatbombers, Birds are Indie, Black Bombaim, Blac Koyote, Capicua, Chullage, DJ Nery, DJ Ride apresenta Pixel Thrasher, Edumundo, Filho da Mãe, Hello Atlantic, League, Memória de Peixe, Miguel Araújo, Minta & The Brook Trout, Mirror People DJ Set, Mr Miyagi, Nice Weather For Ducks, Nuno Prata, Octa Push, Os Pontos Negros, Pedro Cardoso, Peixe, Samuel Úria, Sensible Soccers, Souls of Fire, Stereoboy, The Astroboy, The Poppers, Tren Go!Soundsystem e Youth Culture.

Os espaços escolhidos para os concertos passam pelo mítico Plano B ao Café au Lait, Casa do Livro, Loja Vida Portuguesa, Barbearia Veneza, Praça dos Leões, Varandim da Torre dos Clérigos, Coreto do jardim da Cordoaria, Varanda do Studio Andrew Howard, Miss Opo, entre outros. A festa de encerramento do Optimus D’Bandada, já apelidado de São João da Música, acontece a partir das duas horas da manhã na Garagem da Rua José Falcão e estará a cargo de Dj Ride, através da sua faceta “Pixel Thrasher”, e convidados.

O vice-presidente da autarquia Vladimiro Feliz, refere em comunicado que para a cidade do Porto “este é um acontecimento que não podia vir em melhor altura. O Porto está a viver uma fase sem precedentes no que diz respeito a oferta para um público mais ativo, a cidade tem colhido os frutos do reconhecimento até em termos internacionais e o que a Optimus D’Bandada vem oferecer – em termos de qualidade das propostas, da sua abrangência e pelo facto de ser completamente grátis – é algo de absolutamente extraordinário”.

De relembrar que todos os concertos deste evento são gratuitos e de entrada livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta