Optimus Alive já vibra a 24 horas de abrir portas

O destaque musical desta semana vai para o Festival Optimus Alive!, que começa já amanhã no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Faith No More, Pearl Jam, Alice In Chains, Deftones, LCD Soundsystem, The XX e Moonspell – que têm como convidada especial Anneke Van Giersbergen, ex-vocalista dos The Gathering que participou nas gravações e no videoclip do tema Scorpion Flower, do disco Night Eternal – são algumas das bandas que sobem ao palco deste que se quer afirmar como um dos mais importantes eventos musicais do país.

Mas há ainda para ouvir La Roux, The XX, Calvin Harris, Gossip ou Simian Mobile Disco, entre outros. O evento, que quer aliar arte, ciência e música, decorre no Passeio Marítimo de Algés e custa 50 euros (bilhete para um dia) ou 90 euros (passe para 3 dias).

Este ano o novo espaço do evento de Algés chama-se Optimus Clubbing, no qual, cada uma das noites tem uma temática. A 8 de Julho vai ser possível assistir ao melhor da editora de Tiga, a Planet Turbo Recordings; no dia seguinte vai haver um showcase da editora que mudou a face da música nacional, a Enchufada; por último, a 10 de Julho a noite vai ser dedicada a Femina de Legendary Tigerman, onde, pela primeira vez, o disco será apresentado ao vivo com todas as convidadas do álbum O canadiano Tiga é um dos nomes mais importantes da electrónica actual, não só como músico, mas também como patrão da Turbo Recordings, uma editora que tem lançado alguns dos nomes mais entusiasmantes das pistas de dança.

No Palco Optimus Clubbing, dia 8 de Julho, vão actuar alguns dos melhores DJ’s e Live Acts da Turbo Recordings: Tiga, numa apresentação exclusiva em Portugal, Aeroplane, Proxy (Live), Shit Robot, Villa Nah (Live), Matias Aguayo Band (Live), Boy 8-Bit, Jori Hulkkonen, Youthless e Thomas Von Party, vão obrigar a dançar quem por ali andar.

A portuguesa Enchufada veio revolucionar o panorama da música nacional, com a introdução de novos nomes e novas tendências que vieram revolucionar e internacionalizar a música portuguesa.

No dia 9 de Julho estarão no Palco Optimus Clubbing, para apresentar as bandas mais importantes do seu catálogo, a par de nomes importantes da música de dança internacional, com o dubsteper britânico Benga, à cabeça. Para além de Benga, o palco vai ser invadido por Buraka Som Sistema (DJ Set), Paus (Live), Laidback Luke, Sinden, Zombies for Money, Octa Push (Live) e Macacos do Chinês (DJ Set).

Outra novidade deste festival. Pela primeira vez, The Legendary Tigerman vai apresentar ao vivo, na integra, com todas as convidadas do álbum, o disco editado no ano passado: “Femina!”. No Palco Optimus Clubbing, Asia Argento, Maria de Medeiros, Peaches, Rita Redshoes, Lisa Kekaula, Cibelle, Phoebe Killdeer, Becky Lee, Cláudia Efe e Mafalda Nascimento, vão juntar-se a Paulo Furtado para interpretar “Femina”, o álbum que atingiu o galardão de Disco de Ouro.

Também no dia 10, os Homens da Luta vão de megafone em riste para o Optimus Alive!10 declarar: “Morte à Crise! Portugal está Alive!”. Neto e Falâncio, os fervorosos personagens revolucionários do programa “Vai Tudo Abaixo” trazem de volta a música de intervenção, de raízes tradicionais e ritmos africanos e cheias de humor. O grupo vai
apresentar o primeiro álbum, editado em L-Pod, composto na companhia de músicos profissionais e de um convidado muito especial: o camarada Gaudêncio (Rui Veloso) na interpretação do tema Tarrafal.

Os portugueses Enday (vencedores do concurso Oeiras Band Sessions) e Noiser (que vai este mês editar o novoEP pela Optimus Discos) são outras das actuações no Palco Optimus Clubbing. Para além destas duas confirmações, tocará, no mesmo dia os The Kaviar, a banda vencedora do Passatempo Optimus Alive Live Act, que vão ainda gravar um álbum pela editora Optimus Discos.
The Bellrays, Phoebe Killdeer and The Short Straws, Micro Audio Waves, Becky Lee and Drunkfoot e Cibelle, no seu novo projecto a solo, são as bandas que vão fazer do Palco Optimus Clubbing um sítio de paragem obrigatória, no dia 10 de Julho, assegura a organização do festival.

Mas as novidades não se ficam pelo Palco Optimus Clubbing, já que entretanto também foram confirmadas as presenças no palco Super bock dos norte-americanos Local Natives, que vão actuar dia 8 de Julho, e dos portugueses Sean Riley & The Slowriders, que vão apresentar o novo álbum “Only Time Will Tell” no dia 10 de Julho.

Secret Wars protagonizam batalhas entre street artists

Uber, Mário Belém, Vanessa Teodoro, Carlos Vieira e QUÊ, são alguns dos street artists que vão participar durante os três dias do Optimus Alive!10 nas Secret Wars em que serão escolhidos os artistas portugueses que integrarão a “selecção” portuguesa que participará na próxima Euroleague Secret Wars.

As Secret Wars são batalhas entre street artists, onde todos dispõem das mesmas armas: 30 minutos; Marcadores Pretos; Tela Branca; Nada de esboços e Nada de pincéis. Os vencedores da battle são apurados utilizando um sistema de 3 pontos: o voto de 2 júris e o voto do público (utilizando um medidor de decibéis).

O Secret Wars tem como missão tornar a arte ao vivo num desporto. Os trabalhos realizados durante o Optimus Alive!10 serão leiloados e parte das receitas será entregue a uma associação de solidariedade social.

Os artistas que já fazem parte desta “selecção” serão responsáveis por dois workshops diários de 30 minutos cada. As Secret Wars decorrem ao som de música servida por DJ Glue, o DJ oficial, que dividirá os pratos com o convidado DJ Thrasher.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta