Optimus Alive 2013 apresenta-se recheado de novidades

alive_2Um Optimus Alive renovado espera os festivaleiros no Passeio Marítimo de Algés, entre 12 e 14 de julho. A dez dias do arranque, a Optimus convidou a imprensa para um encontro matinal, que serviu para revelar as principais novidades da edição deste ano.

Hugo Figueiredo, Diretor de Marketing Central da empresa de telecomunicações, destacou o projeto de arquitetura e cenografia entregue aos cuidados da Feeders. A aposta vai para um estilo contemporâneo, inspirado no “descontrutivismo” que tem como princípio os conceitos de reutilização, impacto e ritmo – premissas que a marca pretende comunicar no festival.

Elementos poligonais simulados através da licra laranja, que criarão uma nova dinânima de transição entre os elementos, esperam o público no Pórtico de entrada, na Zona de Convidados e no Press Lounge, alargando-se também aos palcos Optimus e Optimus Clubbing.

O Pórtico, apresentado como um cubo que se desmaterializa à medida que os festivaleiros avançam, será o palco das bandas vencedoras do Optimus Live Act. Para além destes novos talentos nacionais passarão pela zona de entrada vários DJs ao longo dos três dias. O Palco Optimus também se apresenta com uma nova cenografia, que promete amplificar o impacto das bandas através dos efeitos de luz interior e exterior. O Optimus Clubbing, por seu turno, será animado não apenas pela música, mas também com projeções vídeo e Vjing a cargo da Dub Video Connection.

Com dois pisos exteriores que proporcionam uma vista única sobre o Palco Optimus, a Zona de Convidados oferece este ano a projeção não só das atuações que ali decorrem, mas também a das fotos partilhadas via Instagram (com a hastag #optimusalive) e sms. A tradicional animação com DJs entre concertos está também garantida. Outra das novidades do espaço diz respeito ao consumo. Este ano, o catering e bebidas – para lá das ofertas – terão um custo simbólico, que reverterá para as bolsas de investigação criadas pela Optimus em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência.

Hugo Figueiredo deixou também bem clara a aposta do Optimus Alive na partilha de conteúdos, entre festivaleiros, nas redes sociais. Como sobretudo os smartphones não tardam a ficar sem bateria com o uso das câmaras e da net, o Passeio Marítimo de Algés oferecerá um quiosque, onde será possível carregar os telemóveis com total segurança.

E por falar em redes sociais, a Optimus acaba de lançar um passatempo, que dará a alguns sortudos o acesso ao backstage do festival. Os interessados terão de aceder à respetiva aplicação do Facebook, até 10 de julho, e submeter uma foto junto a um cartaz do Optimus Alive, que mostre bem o quanto gostam do evento. Depois é só esperar que a imagem fique no grupo das mais “gostadas”.

Ganhar bilhetes para os três dias está ao alcance dos fãs do Spotify. Basta para isso ser fã da Optimus no Facebook, entrar na aplicação da iniciativa e partilhar uma playlist com base nos artistas presentes no festival, até dois antes antes do arranque do evento. Os autores das 20 listas mais votadas serão os felizes contemplados.

Disponível encontra-se também a App do Optimus Alive. Renovada, a aplicação inclui a área pessoa para partilha de fotos e uma funcionalidade de realidade aumentada que ajudará a encontrar os amigos no recinto do festival. Feeds de parceiros, como a Rádio Comercial, garantirão notícias sempre frescas diretamente de Algés.

alive_3

Já na companhia de Álvaro Covões, responsável da Everything is New – promotora do festival – o diretor de marketing garantiu que o investimento não sofreu aumento em relação ao ano passado e que foi necessário “fazer mais com menos”. Quanto a dados relativos à venda dos bilhetes nada foi adiantado, mas Hugo Figueiredo disse haver já “casa cheia”.

Considerado um dos melhores festivais da Europa, o Optimus Alive tem nesta edição como cabeças de cartaz os Green Day, no dia 12, os Depeche Mode a 13 e os Kings of Lion na data de encerramento. Stereophonics, Vampire Weekend, Editors e Jurrasic 5 são apenas algumas das muitas outras bandas presentes. Os fãs da música feita por cá terão também a possibilidade de assistir a concertos de, entre outros, The Legendary Tigerman, Dead Combo ou OqueStrada.

O Optimus Alive faz a festa no Passeio Marítimo de Algés entre 12 e 14 de julho. Os bilhetes diários custam 53 euros; quem quiser assistir aos três dias de festival têm ao dispor passes por 105 euros.

Reportagem de Alexandra Gil

Deixar uma resposta