Oliveira de Azeméis regressa ao passado

Oliveira de Azeméis vai receber a 14ª edição do Mercado à Moda Antiga levando os jogos tradicionais, cantigas populares, arruadas e os artesãos ás ruas da localidade, entre 22 e 23 de Maio.

O evento irá contar com a participação de várias associações, artesãos e voluntários, numa iniciativa realizada em conjunto entre a secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC), e da Cãmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

O centro da cidade verá serem reproduzidos os usos e costumes do final do século XIX e início do século XX através do envolvimento das 19 freguesias do Concelho.

O visitante encontrará música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas, gastronomia tradicional e ainda um espaço dedicado ás crianças.

No primeiro dia do evento, dia 22 de maio, entre as 15h00 e as 23h00 a animação estará sob a alçada do Grupo Zés Pereiras e pela companhia de dança Luso-Galaica bem como pelo Rancho Folclórico do Porto, este último que fará uma reconstituição da proclamação da República Portuguesa.

No domingo e último dia entre as 11h00 e as 20h00 irão actuar os grupos Mosca Tosca (ritmos tradicionais europeus), Gaitas da Equipa Espiral (músicas portuguesas e do mundo em jeito de arruada), Bardoada (percussão), Be-dom (percussão com componente teatral) e ‘Os Janizários’ (arruada com espírito folião à moda do Mosteiro de Cucujães).

Este evento tem entrada livre.

Por Rui Costa

Deixar uma resposta