Olhos de Gigante, Coração de Pássaro em Oeiras

Oeiras promove e desenvolve um programa intergeracional de promoção de leitura com a iniciativa Olhos de Gigante, Coração de Pássaro.

Olhos de Gigante, Coração de Pássaro nasceu no âmbito da candidatura da Câmara Municipal de Oeiras ao Programa de Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.  A  exposição  Casa Branca – 8 Histórias de Sophia, 8 Ilustradores é uma das ações que integra o projeto de promoção da leitura e está patente na Galeria Municipal Palácio Ribamar, em Algés, até 30 de Março de 2013.

A Casa Branca

“Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flores marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas. (…)”

Sophia de Mello Breyner Andresen

É comissariada por André Letria, tendo como objetivo trabalhar o imaginário simbólico e literário da Sophia de Mello Breyner Andresen, através da linguagem e suporte ilustrativo, através das obras A Menina do Mar, A Fada Oriana, O Cavaleiro da Dinamarca, A Árvore, O Rapaz de Bronze, A Noite de Natal e A Floresta. Para o efeito, foram convidados oito ilustradores portugueses para produzir uma leitura ilustrada e simbólica de cada conto.

Em torno da exposição desenvolve-se um Ciclo de Conversas Que Língua Falam os Poetas?, com a moderação de José Carlos Vasconcelos e a participação de convidados. A 23 de Novembro, às 21h30 contará com Graça Morais e Maria de Sousa Tavares; a 25 de Janeiro, estarão presentes António Mega Ferreira e Fernanda Fragateiro. Para as sessões de 22 de Fevereiro de 22 de Março ainda não estão definidos os convidados.

No dia 14 de Dezembro será apresentado o livro de poesia Antes de Sermos Dia, de Sofia Barros, com apresentação de José Fanha e momentos musicais com Rogério Charraz, pelas 21h30.

A ACERT – Trigo Limpo apresentará um espetáculo de poesia 20 Dizer a 16 de Fevereiro, pelas 21h30. De Janeiro a Março de 2013 serão realizadas Oficinas Pedagógicas, partindo da obra infanto-juvenil de Sophia de Mello Breyner Andresen e no universo criado. A dinamização estará a cargo de André Letria e Madalena Marques, destinando-se essencialmente a Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feiras das 10h00 às 19h00; às segundas e sábados (2º e 4º do mês): das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra aos Domingos e feriados.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta