Uma Casa Perto da Praia em Cena em Oeiras

Reportagem de Ana Rita Santos (Texto e Fotos)

Vitor de Sousa e Sofia AlvesUma Casa Perto da Praia, de Celso Cleto, estreou na passada quinta-feira no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, e conta com as interpretações de Sofia Alves, Manuela Maria e Vítor de Sousa.

A peça retrata um misterioso segredo de uma família do final do século XIX, na cidade de Brighton, no sul da Inglaterra. Ao longo da estória vão estar presentes muitos dos movimentos sociais e culturais que marcaram o século em questão, nomeadamente, os direitos das mulheres.

Um cenário sem grandes ostentações, deixa brilhar os atores e os papéis desempenhados, já estes grandes e complexos por si só. Inicialmente a história não denuncia a profundidade das personagens, mas no desenrolar das cenas vão-se conhecendo as várias camadas que as compõem.

Manuela Maria cativou completamente o público com a sua interpretação cheia de energia e ousadia. A atriz, já com os seus 80 anos correspondeu irrepreensivelmente às expetativas: se queremos teatro, teremos teatro.  É de frisar que, Sofia Alves também não ficou aquém. A sua personagem detém firmeza e ao mesmo tempo uma equilibrada doçura que só a atriz sabe tão bem transmitir. E como seria de esperar, Vítor de Sousa arrancou sorrisos mesmo em momentos mais sóbrios da história. O ator interpretou a sua personagem com grande expressividade e com aquele toque de humor tão caraterístico de Vítor de Sousa.

[satellite auto=on caption=on thumbs=on]

 

Três grandes atores, que interpretam três grandes personagens, que crescem e desabrocham em cena, permitindo ao espetador acompanhar a história e desmistificar em simultâneo o segredo por detrás de Uma Casa Perto da Praia

A peça é a segunda obra de Celso Cleto depois da primeira peça da trilogia A Casa do Fim da Linha. A produção pertence à Dramax – Centro de Artes Dramáticas de Oeiras e tem coprodução da Câmara Municipal de Oeiras.

Uma Casa Perto da Praia vai ficar em cena até ao dia 3 de maio, e pode ser vista de quinta-feira a sábado, às 21h30, e aos domingos às 16h00. Os bilhetes custam 10 euros (desconto 25% para maiores de 65 anos, estudantes e jovens até aos 25 anos, 50% de desconto para grupos com mais de 10 pessoas) e podem ser adquiridos localmente.

Deixar uma resposta