Oeiras apresenta exposição de homenagem ao Arquiteto Jorge Viana

Oeiras apresenta a exposição retrospetiva e de homenagem ao Arquiteto Jorge Viana, intitulada Jorge Viana, Arquiteturas – Natureza, Máquina, Sentimento, patente no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, até dia 8 de Julho.

A obra do arquiteto Jorge Viana (1924-2010) é extensa e múltipla, tendo realizado projetos e edificações marcantes: o estádio do Restelo (1950), a igreja da Tabaqueira (1965), bem como projetos de habitação coletiva, de espaços portuários, projetos de planeamento urbanístico (concelhos de Oeiras e Moita), de edificação de equipamentos (Alentejo e Algarve), e ainda cerca de 60 projetos de habitações unifamiliares na região de Lisboa, onde trabalhou com grande participação de artistas plásticos. O seu vasto espólio profissional integra desde 2006 o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), onde está a ser analisado e estudado, preparando-se a proposta para classificação oficial da Igreja da Tabaqueira, com a edição de um livro sobre o seu trabalho.

 A Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em parceria com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, o contributo da família de Jorge Viana e da empresa Consulmar, onde o Arquiteto trabalhou, organizaram a exposição. 

No âmbito desta exposição decorre a Palestra com o Arquiteto José Manuel Fernandes no dia 16 de Junho, às 21h00 e uma Visita Guiada à exposição pelo Arquitecto João Alves da Cunha e pelo Dr. João Nuno Reis no dia 23 de Junho, às 15h00.

Exposição Jorge Viana, Arquiteturas – Natureza, Máquina, Sentimento patente no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, até dia 8 de Julho, de terça-feira a domingo, das 12h00 às 18h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta