Odissea – Tourism & Ecology Film Festival a bordo do MSC Fantasia

O Odissea – Tourism & Ecology Film Festival irá decorrer a bordo do MSC Fantasia de 11 a 14 de Novembro de 2012. O MSC Fantasia tem 333 metros de comprimento e uma capacidade para 4.000 turistas.

O Odissea é um festival internacional de cinema sobre Turismo e Ecologia, abrangendo também os temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, apoiando as produções audiovisuais do turismo que combinem a promoção turística com a sensibilização para as boas práticas no domínio do ambiente.

O Odissea – Tourism & Ecology Film Festival é um CineClube de grande dimensão, associando os produtores e espectadores cinéfilos aos turistas habituais de um navio de cruzeiros.

O Festival vai realizar-se num ambiente de cruzeiro temático, permitindo aos participantes vêr as novas tendências,dar a conhecer os seus projectos, apreciar outros e talvez criar novas redes de colaboração. Para o diretor do festival, Fernando Santos “O Festival Odissea é uma Competição de Talentos que pela primeira vez se realiza a bordo de um navio de cruzeiros. A bordo encontramos todas as valências, teatros, espaços de palestras e reuniões, glamour, alojamento, convívio, excelentes refeições, animação, é um local privilegiado para a realização de um evento desta natureza e ainda por cima nos permite  visitar diversas cidades e usufruir de um dia de navegação. É também uma oportunidade para se fazer um cruzeiro e conviver com os realizadores, produtores e todos os intervenientes no Festival.”

“Se é evidente a relação entre cinema e turismo, é também evidente a relação entre turismo e ecologia. É inegável que a sustentabilidade do turismo implica necessariamente a adoção de boas práticas por parte das empresas e administrações públicas”, adianta Francisco Dias, Professor do IPL, onde é responsável pelo GITUR – Grupo de Investigação em Turismo, e
também responsável por diversas incitativas nacionais e internacionais do cinema turístico. Francisco Dias refere ainda que “o Odissea dará ênfase a filmes relacionados com a redução do consumo de energia, a eco mobilidade, a preservação ambiental, a biodiversidade e, de um modo geral, a redução da «pegada ecológica»”.

Os géneros a concurso vão da ficção, ao documentário, animação, institucional às reportagens de televisão. O Júri é constituído por personalidades ligadas ao cinema e à televisão, académicos, especialistas internacionais na área dos portos e cruzeiros, provenientes da Austrália, Brasil, Inglaterra, Polónia, Espanha e Cabo Verde.

O Grande Prémio do Festival é a Grande Bússola de Ouro. Serão ainda atribuídas Bússolas de Ouro, de Prata e de Bronze nas diversas categorias a concurso.

O Festival terá início em Génova a 11 de Novembro, fazendo depois escala em Barcelona, seguindo depois para Lisboa, onde aportará dia 14.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.