Odemira: Roteiro Sonoridades & Sabores convida amantes da música e do petisco

A gastronomia tradicional saboreada ao som do canto ao baldão, de poetas populares ou de acordeonistas é a proposta do roteiro Sonoridades & Sabores que convida a uma viagem pela cultura popular local no sábado, dia 29 de dezembro.

 Depois de duas iniciativas semelhantes decorridas no mês de Novembro, o roteiro Sonoridades & Sabores propõe agora uma visita, no dia 29 de dezembro, ao Café Porfírio, em Vale Ferro (Relíquias).

A partir das 15h30, o canto ao baldão enche os espaços, com a alma e coração do interior, acompanhado pela viola campaniça. Mais tarde, pelas 18h30, entram em cena acordeonistas, poetas populares e o Grupo Atar e Pôr ao Fumeiro.

Em cima da mesa estarão os melhores sabores da região, com os petiscos como carne de porco frita, salada de orelha, cachola de coentrada, galinha à moda do campo, cozido de couve e de grão à alentejana ou arroz de feijão com pataniscas, sem esquecer o pão e vinho da região.

O roteiro começou a ser promovido em 2006, numa iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o município de Odemira e conta este ano com o apoio das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, Colos, SãoTeotónio e Relíquias.

Sonoridades & Sabores é um evento que tem como objectivo tentar reavivar tradições antigas e divulgar a gastronomia e cantares populares do interior do concelho de Odemira.

Texto de Ângela Nobre

Deixar uma resposta