O’Clock – time design, design time no CAFA Art Museum em Pequim

Painting with Giotto_Fernando BrízioDepois do seu enorme sucesso em Milão, o Triennale Design Museum apresenta uma nova edição da exposição O’Clock – time design, design time no CAFA Art Museum em Pequim.

Sendo comissariada por Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem, o design e a organização da exposição são de Patricia Urquiola. O objetivo da mostra é explorar a relação entre o tempo e o design, numa parceria com a Officine Panerai, uma marca de relógios de haute horlogerie, que irá apresentar, na cerimónia de abertura, uma instalação dedicada ao design dos seus relógios concebida por Patricia Urquiola.

A exposição em Pequim inclui uma selecção de trabalhos alargada e actualizada, com obras originais desenvolvidos para o local, instalações, objectos de design, obras de arte e vídeos de artistas e designers internacionais que procuram dar resposta a questões como: “Como é medido o tempo?”, “Como pode ser mostrado o passar do tempo?” e “Como pode o tempo ser experienciado?”.

Os trabalhos expostos abordam temas como a passagem do tempo, a evolução do tempo e a degradação ao longo do tempo, de forma irónica, poética, meditativa e crítica.

O CAFA Art Museum em Pequim é um dos mais importantes museus da China. É parte integrante da Academia Central de Belas Artes Chinesa, foi concebido por um arquitecto japonês, Arata Isozaki, e concluído em Março de 2008. Em termos arquitectónicos, tem uma forma tridimensional com uma superfície curvilínea, que adquiriu um elemento escultural pela utilização de ardósia natural no exterior. O CAFA é uma instituição de investigação que organiza inúmeras exposições e actividades, funcionando como uma plataforma de intercâmbio cultural na China e a nível internacional.

O’Clock – time design, design time de 7 de março a 10 de abril de 2013, no CAFA Art Museum, Pequim.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta