O “espírito” das ondas e da música invadiram a praia de Santa Rita, próximo de Torres Vedras

Reportagem de: Sónia Margarida Louro

Na arriba da praia de Santa Rita, uma estátua de Neptuno criada propositadamente para o evento e que se avista à distância, é ela que indica o local onde decorre o “Santa Cruz Ocean Spirit” – Festival Internacional de Desportos de Ondas e Música, que anima a praia de Santa Rita desde o dia 23 de Julho.

Diferente dos outrso festivais de NeptunoVerão, o Santa Cruz Ocean Spirit destaca-se por conciliar a vertente desportiva com a música, indo já na sua terceira edição.

Aqui, os amantes dos desportos de ondas, como o surf, kite-surf , skimming e kayaksurf, podem assistir em primeira linha aos campeonatos nacionais e internacionais e contactar também com alguns dos ídolos das modalidades e descobrir as características e potencialidades de cada uma.

Uma das novidades deste ano é a realização do Mundial de Kayaksurf, pela primeira vez em Portugal e o campeonato Nacional de Surf RIP CURL PRO, que conta nesta edição com 86 atletas a concurso, com destaque para ,Ruben Gonzalez, Miguel Ximenes, Eduardo Fernandes e João Guedes.


Destaque no terceiro dia do festival, para o início dos Campeonatos Mundial (KPWT) e Nacional de Kitesurf, que teve ventos favoráveis e ondas a chegar a alcançar 1 m a 1, 5m de altura. Entre os vários atletas destacaram-se Bruno Melo, o campeão nacional da modalidade, o espanhol Abel Lago, Gonçalo Gomes, o havaiano Dietrich, Henrique Cláudio e o britânico Lee Harvey.

Santa_cruz_2009_export1

Aprender alguns truques e ter aulas é outra das vertentes do evento, através de vários workshop’s das modalidades, promovidas nos stands presentes ao longo do passadiço, de acesso ao areal.  Também nestes espaço é possível ter contacto objectos desportivos e acessórios necessários para a prática das diferentes modalidades.

Estar em contacto com a natureza, com as ondas e praticar uma política de protecção do ambiente, da natureza e do mundo de amanhã são algumas das filosofias que predominam neste festival, que conta também com uma vertente social.

SCOS 09_Nacional de Surf RIP CURL PRO_creditos SCOS-Cardeli
foto de SCOS-Cardeli

O Projecto Social do Ocean Spirit pretende marcar diferença. “Entre outras coisas, este projecto tem a valência das crianças poderem experimentar várias actividades , como mergulho, skate , kitesurf ou skimming, gratuitamente”, disse ao C&H Adriana Jacinto, responsável do Projecto.

A inicitiva incide sobre três áreas distintas: lúdico-pedagógica, desportiva e lazer, que são destinadas a três faixas étarias diferentes: crianças, jovens e idosos, “estes para participarem só precisam de se inscrever no secretariado ou no stand do projecto”, explicou ainda a responsável.

Depois de um dia inteiro de actividades e de assistir a provas das diversas modalidades, as long bord´s criadas na zona de restauração e os puffs espalhados no areal convidam a uma pausa e a momentos de descontracção e confraternização entre atletas e público.

Santa cruz 2009

Num festival onde a música também marca presença, os primeiros artistas começam-se a ouvir ainda com o sol, no sábado passado, foi a vez dos Katharsis, animarem o palco Sunset, junto à praia,  que com o seu estilo multi-étnico brindaram o público com um concerto divertido , que pôs o público presente a cantar e dançar na areia temas de country, música céltica, árabe, flamenco, reggae e ska.

O ritmo alegre e improvisado dos tambores, trazidos por alguns “festivaleiros”, fez a transição entre o dia e a noite, que se esperava também muito animada com a actuação dos portugueses Bird e dos havaianos Pepper, a banda principal da noite.

Os primeiros aqueceram o ambiente com músicas de punk rock, ska e reggae , os últimos  foram  recebidos efusivamente pelo público presente,  chegando ao ponto de não os querer deixar ir embora, obrigando o grupo a vários encores.

A noite terminou com o estilo techno-house progressivo, dos djs Stereo Addiction, uma das duplas do momento em Portugal.


show_santa_cruz_2009


Neste terceiro dia passaram pela praia de Santa Rita 5.000 pessoas, de acordo com a organização, um número que se espera vir a superar até 2 de Agosto (domingo), dia em que termina o Festival.

DSCN3937Estão  ainda previstos actuar no Palco Principal: dia 30 de Julho Buraka Som Sistema, Sebastian Sturm e DJ Kura; dia 31 Boss AC, Dub Pistols Sound System, e Miguel Rendeiro; dia 1 de Agosto Dub Inc, Souls Of Fire e Fraça, e !Hi-Tech2e no dia 2 Babylon Circus, Kumpania Algazarra  e Selecta  Lexo, encerram as festividades.

No Palco Sunset estão programados os portugueses Kalonga and the Riddim Farmers (dia 28), Emilbus (dia 29), Sensi (dia 30), Funkdjam (dia 31), Human Chalice (1 de Agosto) e Sk6 (2 de Agosto).

Para os dias 30, 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto (4 dias) os bilhetes custam 40 euros e incluem acesso ao parque de campismo.

Fotos do Nacional de Surf RIP CURL PRO, Katharsis (uma), Bird (uma) e Pepper de  SCOS-Cardeli fornecidas pela Lift Consulting.

Restantes fotos de: Sónia Margarida Louro@Canela&Hortelã

Deixar uma resposta