Obra de Maria Keil em exposição no Palácio da Cidadela de Cascais

maria keilO Museu da Presidência apresenta no Palácio da Cidadela de Cascais, a exposição De Propósito – Maria Keil, Obra Artística.

Com inauguração prevista para amanhã, 11 de julho, a mostra propõe uma visão retrospetiva e abrangente dos trabalhos da multifacetada artista que percorreu áreas tão diversas como a ilustração, o azulejo, o design gráfico, a pintura, o mobiliário ou os figurinos.

O próprio título da exposição espelha a ironia que colocou em grande parte das suas obras, indo buscar a expressão “Faço 80 anos, sim e é de propósito”, que Maria Keil usou aquando do seu 80º aniversário.

Maria Keil (1914-2012) frequentou a Escola de Belas de Artes de Lisboa. Em 1936, colabora com o Estúdio Técnico de Publicidade, fundado por José Rocha, realizando três anos mais tarde a primeira exposição individual na Galeria Larbom, em Lisboa. O seu autorretrato valha-lhe o prémio revelação Souza-Cardoso, em 1941. A partir da década de 50 começa a dedicar-se à azulejaria, faceta com que deu nova vida às estações do Metropolitano de Lisboa e lhe conferiu um lugar indiscutível na História da Arte portuguesa.

De Propósito – Maria Keil, Obra Artística está patente no Palácio da Cidadela de Cascais, de quarta a domingo, a partir de 11 de julho.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta