O Que um colar de diamantes pode mudar na sua vida? – resposta no livro “O Colar”

“Diamants are a Girls Best Friend” ou em português “Os Diamantes são os Melhores amigos das Mulheres” é uma das frases mais populares do cinema americano, e que deu título à canção homónima, interpretada por Marlyn Monroe, no filme Os Homens Preferem as Louras de 1953, e inspirou muitas mulheres desde então.

Não sabemos se foi este o caso das 13 protagonistas do livro O Colar, da autoria de Cheryl Jarvis, editado pela Caderno Editora, mas deve ter certamente sido uma fonte de inspiração, para esta história verídica, que fez as delícias da América: 13 mulheres compraram entre todas um Colar de diamantes, no valor de 35.000,00 euros, que partilham entre si, a par de histórias, sentimentos e vivências.

Jonell apaixonou-se por um colar de diamantes, mas o preço era demasiado alto, até que teve uma ideia que iria mudar a sua vida. E porque não comprá-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilhá-lo? Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia.

Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam O Colar, conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante.

Escrito em estilo de narrativa jornalística, numa clara alusão ao passado da autora, jornalista e editora em várias publicações americanas, cada capítulo fala sobre cada uma das protagonistas, a sua vida, as razões que as levaram a embarcar naquela aventura e o que retiram de tudo isso, dando-nos a conhecer cada mulher até ao mais íntimo pormenor, a sua personalidade, os seus medos, as suas fraquezas, as suas forças e a maneira como a “sociedade do colar” transformou as suas vidas.

No final, o mote perdura “Diamants are Forever – Os Diamantes são Eternos”, mas as amizades também, pelo mesmo entre este grupo de 13 mulheres, que partilham uma paixão em comum: Diamantes.

Um livro sobre amizade, relações e partilhas, para o início de 2010.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta