O Museu do Douro apresenta Exposição de Nadir Afonso

O Museu do Douro apresenta a exposição Nós na Arte – Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea – Obras de Nadir Afonso. Numa parceria com o Museu da Presidência da República, a Manufatura de Tapetes de Portalegre e o Museu de Tapeçaria de Portalegre.

 A Tapeçaria de Portalegre é hoje reconhecida nacional e internacionalmente como um dos mais importantes produtos do património cultural português, aliando um ponto de tapeçaria único à arte contemporânea, tendo representados diversos artistas contemporanêos. A exposição que o Museu do Douro acolhe reúne obras primas da arte portuguesa do século XX e XXI, da autoria de Nadir Afonso. 

Nadir Afonso é uma personalidade multidisciplinar, arquiteto, ensaísta e pintor, nascido em Chaves, em 1920, desenvolveu, ao longo da sua vida criativa, uma obra profícua e original, inconfundível no panorama estético, filosófico e artístico contemporâneo. A  sua pintura está em tela, bem como em vários outros suportes, apresentando-se nesta exposição uma série de trabalhos transpostos para tapeçaria, em que a paisagem citadina, avatar da civilização, ocupa um lugar privilegiado no processo criativo do artista. 

Nadir Afonso declarou na nota introdutória a esta exposição “A cidade constitui um meio privilegiado de observação da geometria e é um pretexto de expressão prática, por excelência, das formas geométricas – a configuração dos edifícios, as torres, as janelas, os telhados, as pontes, os traçados das ruas, tudo serve de pretexto para a criação da obra de arte.”

No seu testemunho Nadir Afonso diz:  “A Manufatura das Tapeçarias de Portalegre alia as quantidades próprias da obra de arte às qualidades de reprodução de uma obra de arte, à perfeição e ao rigor da execução expressa no labor do tear.”

 A exposição estará patente no Museu do Douro até 10 de setembro de 2012, aberta ao público todos os dias das 10h00 às 18h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta