O livro De Princesa a Rainha-Velha – Leonor de Lencastre recebeu o prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval Portuguesa 2012

O livro De Princesa a Rainha-Velha – Leonor de Lencastre, da autoria de Isabel dos Guimarães Sá, editada pelo Círculo de Leitores, foi galardoado com o Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval Portuguesa 2012. O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao livro História da Vida Privada em Portugal – Idade Média, uma edição coordenada por José Mattoso e também publicada pelo Círculo de Leitores.

Este prémio, instituído em homenagem à obra do historiador de Lamego Armando de Almeida Fernandes (1917-2002), tem o valor de 5 mil euros e será atribuído em finais de novembro numa cerimónia oficial em Ponte de Lima.

“Culta e devota, Leonor deixou a sua memória viva pelas obras que patrocinou, todas indissociáveis da sua religiosidade. Sempre atenta aos seus interesses, quer políticos quer económicos (era detentora de uma vasta fortuna, que foi aumentado com o tempo), a rainha-velha conservou a sua influência quase até ao final da vida, apesar de cronicamente doente e muitas vezes confinada a uma cama”.

 

 

Deixar uma resposta