O Festival LER 25 Anos/25 Filmes traz seis dias de cinema e literatura ao Cinema São Jorge

O Festival LER 25 Anos/25 Filmes comemora os vinte e cinco anos da Revista LER, e vai trazer seis dias de cinema, literatura e música ao Cinema São Jorge, de 4 a 9 de dezembro.

Em coprodução com a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa, este festival conta com vários apoios nomeadamente a Bertrand, A Boca – Audiolivros, a Ler Por Aí – Passeios noctívagos, a TAP, a ZON Audiovisuais e teve produção da agência Ideias Com Peso. Conta também com a parceria com o festival Vodafone Mexefest no que diz respeito aos concertos.

Na conferência de imprensa, João Pombeiro e Pedro Mexia apresentaram este festival destacando várias iniciativas entre elas a conferência de Gonçalo M. Tavares, dando continuidade ao ciclo LER em Voz Alta e com a participação musical de Aldina Duarte e Júlio Resende. De realçar também a entrevista ao vivo de Carlos Vaz Marques a António Lobo Antunes assim como debates e contadores de histórias para adultos. Haverá também um passeio noctívago-literário pensado a partir dos lugares de José Cardoso Pires em Lisboa e a pretexto dos vinte e cinco anos do seu livro Alexandra Alpha.

No que diz respeito aos concertos, os convites foram feitos a escritores que também são músicos; assim poder-se-á contar com Afonso Cruz, dos Soaked Lamb, Jacinto Lucas Pires, dos Os Quais e David Santos dos Noiserv.

O destaque mais mediático vai para a abertura do festival no dia 4 de dezembro às 21h00 com a ante-estreia de Pela Estrada Fora de Walter Salles, adaptação há muito aguardada do livro de Jack Kerouac e que conta no elenco com Viggo Mortesen, Kirsten Dunst, Sam Riley e Kristen Stewart entre outros.

 

Os vinte e quatro filmes que vão ser exibidos neste festival foram escolhidos por Pedro Mexia e distribuem-se por um período de sessenta anos, entre 1950 e 2010. Foram selecionados filmes que são adaptações de livros ao cinema sendo exemplo disso o filme canónico O Leopardo (1963) de Luchino Visconti, adaptação do romance de Lampedusa; existirão também filmes biográficos nomeadamente Vidas em Fúria (1987) de Stephen Frears e que retrata a vida do dramaturgo inglês Joe Orton. Pedro Mexia destacou também Gente de Dublin (1987) de John Huston em que todo o filme é passado durante um jantar de família na Irlanda, com um final surpreendente; Poesia (2010) do coreano Lee Chang-dong.

Relativamente a filmes portugueses, serão exibidos Uma Abelha na Chuva (1971), uma adaptação de Fernando Lopes baseado no romance de Carlos de Oliveira; O Dia do Desespero (1992) de Manoel de Oliveira que relata as última horas de Camilo no dia em que se suicidou; A Corte do Norte (2008) de João Botelho, uma adaptação do livro de Agustina.

Por último, todas as vitrines do Cinema São Jorge estarão preenchidas com material da LER nomeadamente com as várias capas da revista ao longo dos vinte e cinco anos. É assim uma revista de porta aberta, que se quer mostrar!

Todos os filmes serão legendados e os bilhetes estão disponíveis para venda a partir de amanhã na bilheteira do Cinema São Jorge. Os bilhetes têm o preço de 3,50 euros exceto para o filme Pela Estrada Fora, disponível apenas para convites e passatempos que irão decorrer ao longo desta semana.

O programa pode ser consultado aqui.

 
 Por Joana Resende

Deixar uma resposta