"O Crepúsculo dos Deuses",de Richard Wagner, inicia Sexta-Feira a nova temporada do São Carlos

O Crepúsculo dos Deuses / Götterdämmerung, o último episódio da saga dos Nibelungos, inspirada na mitologia nórdica, foi a ópera escolhida para inaugurar a nova temporada lírica do Teatro Nacional de São Carlos, que tem início na próxima sexta-feira, dia 9 de Outubro, às 18h00.

crepusculo dos deuses

Götterdämmerung completa o ciclo do Anel de Wagner Com um prólogo e três actos, esta ópera apresenta pela primeira vez Hagen, cujo desejo fanático de conquistar o Anel desencadeia o trágico final do ciclo. Personagens novos são o rei Gunther e a sua irmã Gutrune ambos incluídos no plano de Hagen. Ao contrário das outras óperas doAnel, esta inclui um coro para o qual Wagner compôs passagens empolgantes e solenes.

A produção tem encenação de Graham Vick , com cenografia e figurindos de Timothy O’Brien, e mais uma vez (como foi hábito nos outros episódios da saga, Das Rheingold, Die Walküre e Siegfried), o palco foi totalmente alterado e epndido até à plateia, que foi transformada em arena.

Na “arena” do São Carlos vão estar 13 cantores nacionais e internacionais, de que se destacam Stefan Vinke – Siegfried, Michael Vier – Gunther, James Moellenhoff – Hagen, Johann Werner Prein – Alberich, Susan Bullock – Brünnhilde, Sónia Alcobaça – Gutrune, Waltraute – Julia Oesch, Ana Franco e Luísa Francesconi, entre outros.

Acompanham os cantores, 67 elementos do coro do São Carlos, cerca de 40 figurantes, quatro bailarinos e cinco crianças. No fosso vão estar cerca de cem músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesae nos bastidores mais de 40 técnicos e caracterizadores, somando mais de 280 pessoas envolvidas nesta nova produção. A direcção está a cargo do maestro Marko Letonja, que tambem dirigiu as óperas anterioresDie Walküre (representada em 2007) e Siegfried (levada à cena em 2008).

A ópera vai ter récitas nos dias, 9, 12, 15, 21 e 27 de Outubro às 18h00, e dias 18 e 24 às 15h00.

Foto Teatro Nacional de São Carlos

Deixar uma resposta