A sua “concepção extraordinariamente poética, cumprindo o melhor da tradição literária do horror evidenciados numa narração ímpar, a sua composição técnica irrepreensível e de grande originalidade e a criação de uma história sobre marginais redimidos pelo amor e as estranhas criaturas da noite que povoam as trevas”, foram as razões que levaram o júri a eleger “esta proposta que combina o maravilhoso, o onírico e o horror”. Ao vencer o prémio MOTELx, a curta arrecada também o Méliès d’Argent entrando automaticamente em concurso para o Méliès d’Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) em Sitges.
O júri, composto pelo humorista Nuno Markl, a jornalista Safaa Dib e o presidente da direcção do Razor Reel Fantastic Film Festival, Thierry Phlips, decidiu ainda atribuir uma menção especial à curta-metragem Desespero, de Rui Pilão, pela “estruturação dos elementos da história e pelo modo perturbante como expõe um lar enlouquecido pelo desemprego do pai de família”.
A curta vencedora foi contemplada com um prémio monetário no valor de 3000 euros, apoio em serviços de pós-produção no valor de 2500 euros da Pixel Bunker e um fim-de-semana de inspiração proporcionado pelos Hotéis Belver. O Prémio MOTELx procura incentivar a produção nacional de filmes de terror, e nomeados para o mesmo estiveram também Bílis Negra de Nuno Sá Pessoa, Hair de João Seiça, A Herdade dos Defuntos de Patrick Mendes, Longe do Éden de Carlos Amaral, O Monstro de Alex Barone, Nico – A Revolta de Paulo Araújo, e Sara de Miguel Ângelo.
Após a exibição da curta vencedora, a sessão de encerramento prosseguiu com You’re Next, um filme com “home invasion” que arrancou algumas gargalhadas ao público, pelo modo como a “heroína” riposta e não dá tréguas aos assassinos. Mas as maiores gargalhadas ocorreram na última sessão do festival, com Hell Baby, a comédia deste ano.
E assim terminou mais uma edição do MOTELx, festival com crescente notoriedade, sempre mantendo fiéis seguidores e atraindo novos espectadores. Com filas intermináveis para as bilheteiras e salas e inúmeras sessões esgotadas, o festival cresce a olhos vistos e começa a pedir mais espaço ou maior duração. Um ponto alto no ano de qualquer cinéfilo amante do género, são cinco dias repletos de horror nacional e internacional com o melhor do que este cinema de género tem para oferecer, havendo também masterclasses, workshops, e sessões de jogos de terror.
Com uma programação recheada de novidades de todos os cantos do mundo e obras de culto, no MOTELx o género não é limitado aos clichés que mais atenção recebem na generalidade dos ecrãs; aqui é possível visionar uma mão cheia de obras sem que se avistem entranhas ou qualquer indício de sobrenatural, com terror para todos os gostos.
Com clássicos de Hideo Nakata e Tobe Hooper e inúmeras novidades, de Open Grave na abertura a You’re Next no encerramento, dois dos melhores filmes do programa – o primeiro com o espectador partilhando das dúvidas das personagens amnésicas, num mistério que se mantém até ao final, e o segundo com assassinos mascarados que se deparam com uma personagem (aplaudida pelo público na sessão) que não se deixa vencer tão facilmente como as de outros filmes do género -, foi possível ver o belo Byzantium de Neil Jordan, o aclamado The Conjuring de James Wan, The Desert, um filme de zombies sem zombies que retrata a convivência de três sobreviventes, Cheap Thrills, onde as atrocidades são cometidas em modo “dare” a troco de dinheiro, Dark Touch, onde as indefesas crianças são quem acaba por colocar o horror na trama, entre tantos outros.
Muitas foram assim as emoções cinematográficas, como habitual, num menu com pratos normais, fortes, ou extra-fortes, que poucas oportunidades se têm de encontrar noutras salas. Fica a sede do regresso na próxima edição com a promessa de novas surpresas, horrores e convidados especiais.
Organizado desde 2007 pelo CTLX – Cineclube de Terror de Lisboa, o MOTELx é atualmente o representante de Portugal na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF), ao lado de outros importantes festivais como o de Sitges (Espanha), o BIFFF (Bruxelas) ou o Frightfest (Londres). Em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e E. E. M, de 11 a 15 de Setembro o MOTELx assombrou o Cinema São Jorge reunindo amantes do terror, cinéfilos e curiosos, e regressará certamente em força em 2014: Aguardamos a sequela.