O Chefe Somos Nós na Academia Time Out

Noelia na Academia Time OutReportagem de Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

[dropcap]F[/dropcap]oi com uma inebriante sensação de milagre que saímos do Workshop promovido pela Academia Time Out, orientado pela Chefe Noélia Jerónimo. É que fomos mesmo nós quem cozinhou este d-e-l-i-c-i-o-s-o arroz de limão com robalo e amêijoas!

Rodrigo Meneses confirma que o estado de espírito que nos invade é muito comum às pessoas que aqui tem vindo aprender mais sobre cozinha. “É que são vocês a fazer, a cortar, a introduzir os ingredientes, a mexer, a provar para ver se está bom… Nós não cozinhamos, apenas vamos dando orientações e espreitamos a ver se está tudo a correr bem, se é preciso algum ajustamento” explica-nos o responsável desta Academia. “Isto não é uma master class em que o chefe cozinha e quem assiste se limita a tomar notas, aqui é para meter a mão na massa e aprender com isso”. O conceito permite assim, que, mesmo com diferentes graus de conhecimento em matéria de fogão, os intervenientes consigam levar o seu barco a bom porto e, claro, no final, degustem uma refeição excepcional, preparada com as suas próprias mãos.

Coube-nos em sorte Noélia, a Chefe do restaurante Noélia & Jerónimo de Cabanas de Tavira. E sem medos, revelou todos os segredos de alguns dos seus pratos mais emblemáticos, como os biqueirões, a muxama de atum, as ostras da Ria Formosa e um dos seus mais solicitados: o arroz de limão com peixe e amêijoas. Passo a passo, fomos adicionando os ingredientes à disposição, com a certeza de que o sucesso do resultado final passa em grande parte pela qualidade extraordinária dos mesmos. Noélia não se cansou de insistir na escolha de produtos portugueses. “Escolham bem o azeite, o mais amarelo! (…) Não há outro arroz como o Carolino” ainda que Rodrigo dê a achega de que a dificuldade está em encontrar o ponto de equilíbrio da cozedura. O sabor “e a goma que ele liberta” faz, desta variedade, o arroz de eleição para Noélia. O peixe adicionado foi merecedor do caloroso cumprimento dado a quem o entregou para confecção. É sempre a mexer, com as preciosas indicações em relação às quantidades, que chegamos ao prato digno dos deuses do Olimpo!

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

Mas conseguem os aprendizes acompanhar o ritmo dos chefes? Há um enorme trabalho de preparação prévia feito por Rodrigo Meneses, que quer mesmo que as pessoas cheguem a casa e consigam reproduzir o prato tal e qual como o fizeram na Academia. Para isso, pensa em tudo, desde o passo mais básico que é o de cortar a cebola. Ele desenvolveu uma técnica “para totós” que permite que, qualquer pessoa consiga, de forma segura, pratica e rápida, picar uma cebola. “Claro que esta é a altura em que os chefes ficam a olhar para mim, com ar de quem nunca viu uma pessoa a picar assim cebola…” Mas a verdade é que estes pequenos detalhes são uma importantes ponte de ligação para quem treme só de ver uma faca daquele tamanho!

São várias as iniciativas que a Academia Time Out tem agendadas e que permitem, ao público em geral, aprender, aperfeiçoar ou partilhar o amor pela cozinha. Em fevereiro, a lista é diversificada e tanto vai do Foie Gras (dia 5, às 20h00, duração 1h30, por 35 euros) a Pastéis de Nata para Todos (dia 9, 16h00, 1h30, por 25 euros), passando por Apimenta a Tua Relação… literalmente (dia 12, às 20h00, 1h30, 35 euros) sem esquecer o maltratados no dia de São Valentim com o Jantar dos Solteiros (dia 13, 20h00, 1h30, 35 euros). Peixe sem Segredos por Rosamar (dia 19) ou Sobremesas com o Chefe Joaquim Sousa (dia 21) merecem também especial atenção. Encontra toda a programação disponível da página de facebook da Academia.

Artigo anteriorEm Sesimbra o Carnaval São 3 Semanas e Começa Já Este Sábado
Próximo artigoTinie Tempah Leva Rap ao Sumol Summer Fest

Leave a Reply