O Artista foi o grande vencedor dos Óscares de 2012

O Artista foi o grande vencedor da 84ª cerimónia de entrega dos Oscars da Academia ao arrecadar o prémio nas categorias mais relevantes. O Artista, um filme  francês, mudo e a preto-e-branco arrecadou as estatuetas douradas como Melhor Filme, Melhor Realizador (Michel Hazanavicius),  Melhor Actor (Jean Dujardin), Melhor Guarda-Roupa e Melhor Banda Sonora.
Este ano houve novas regras  na seleção dos filmes, com nove candidatos a melhor filme e numa edição que premiou os filmes que homenageiam o cinema, desde a sua génese, com respeito pela sua história, com particular carinho e acolhimento pelo cinema mudo, tendo sido a primeira vez que ganha um filme não americano, nem inglês, mas sim francês e cinema mudo.
A Invenção de Hugo também foi um dos vencedores da noite, com cinco estatuetas, com o Óscar para  Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Direcção Artística e Melhor Mistura Sonora e Melhor Montagem Sonora.

Meryl Streep recebeu o Óscar Melhor Atriz com a Dama de Ferro, sendo o terceiro óscar da sua carreiras, após dezassete nomeações. O Melhor Filme Estrangeiro foi um filme iraniano, Uma Separação (Separation). A estatueta de Melhor Atriz Secundária foi para Octavia Spencer, pelo seu desempenho em  As Serviçais. O Óscar para  Melhor Ator Secundário foi atribuído a Christopher Plummer, no filme  Beginners – Assim é o Amorsendo o ator mais velho a receber uma estatueta.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta