O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas em digressão por Portugal

1-O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas©Priscila BuhrO Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas é o nome da peça, que a companhia de teatro pernambucana Trupe Ensaia Aqui e Acolá, apresenta em Portugal durante o mês de setembro.

A peça representada pela companhia de teatro brasileira é inspirada no folhetim A Emparedada da Rua Nova, e retrata a lenda infeliz de uma jovem burguesa de finais do séc. XIX, filha de um rico comerciante português, que quando descobriu a sua gravidez emparedou a filha viva.

Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, os elementos que fariam desta peça um melodrama ganham um delicioso contorno paródico, através do contraste entre um género sério e o seu tratamento cómico. As constantes referências à cultura pop aliadas ao imaginário popular são os ingredientes necessários a uma encenação crítica e bem-humorada.

Com algumas características das personagens principais do romance original, a companhia alterou o clássico da literatura pernambucana, inserindo reviravoltas e introduzindo um novo desfecho para o casal que viveu um amor proibido no Recife do século XIX.

Estreada em 2010 e apresentada um pouco por todo o território brasileiro, esta peça conquistou diversos prémios apresentando-se agora em digressão em Portugal, passando por Cabeceiras de Basto nos dias 10 e 11 de setembro, no Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Baixo; Valongo, dia 12 de setembro pelas 21h45, integrada na Mostra Internacional de Teatro; Alcochete no dia 20 de setembro pelas 21h30, no Fórum Cultural de Alcochete; terminando a digressão em Algés, nos dias 25 de setembro pelas 16h30 e 21h30 e no dia 27 de Setembro pelas 21h30, no Teatro Amélia Rey Colaço.

Os bilhetes podem ser adquiridos localmente.

Texto de Teresa Leal

Deixar uma resposta