Novidades da Civilização Editora para as Feiras do Livro

Para as Feiras do Livro de Lisboa – Parque Eduardo VII e Porto – Avenida dos Aliados, a Civilização Editora propõe as seguintes novidades:

Conversas de Manhã e de Tarde de Naguib Mahfouz, Género: Romance

Uma das últimas obras de Naguib Mahfouz, famoso escritor egípcio galardoado com o Nobel da Literatura, Conversas de Manhã e de Tarde é uma história de dimensões épicas que retrata a vida no Egipto ao longo de cinco gerações.conversas-de-manha-e-de-tarde
Situada no Cairo, a história acompanha o percurso de três famílias desde a chegada de Napoleão no fim do século XVIII até aos anos 80, através dos depoimentos de personagens dispostos por ordem alfabética. Este mecanismo narrativo experimental cria uma espécie de dicionário biográfico, cujas entradas individuais se unem para pintar um retrato impressionante da vida no Cairo através de vários pontos de vista.
As personagens representam todas as classes sociais e personalidades e, à medida que a complexa saga familiar se desenrola, um poderoso retrato de uma
sociedade em mudança – e das convulsões sociais e políticas – é revelado. Esta é uma história de mudança e continuidade, da morte de um modo de vida tradicional, do caminho para a independência e do que se lhe segue, vista pelos olhos do cidadão comum.

Vidas Entrelaçadas de Linda Grant, Género: Romance

Vivien, uma rapariga sensível que gosta de ler, vive perto de Marylebone Road. Sempre aí viveu com os pais, um casal de refugiados tímidos que a isolaram do mundo. Até que, certa manhã, aparece um tio glamoroso, vestindo um elegante fato de mohair, com um relógio de diamantes no pulso e de braço dado com uma rapariga com chapéu de pele de leopardo. Porque será que o tio Sándor é tão mal recebido na casa dos pais?
Este é um romance acerca de sobrevivência – banal e heróica – e sobre uma jovem mulher que descobre as complicações, até mesmo as traições, que inevitavelmente acompanham o feroz desejo de viver.
Abrangendo o panorama londrino dos anos 50 até ao presente, Vidas Entrelaçadas é um romance cheio de sabedoria e ternura acerca das roupas que optamos por usar, das personalidades que encarnamos ao vesti-las e de como essas roupas nos definem.

Regresso às Origens de Aatish Taseer, Género: Actualidade /Religião

O que significa ser um jovem muçulmano no século XXI? Quando recebe uma intrigante carta do pai que se encontra no Paquistão, Aatish Taseer decide iniciar uma expedição por todo o mundo islâmico. No percurso, procura a sua própria herança islâmica e tenta descobrir como é que outros jovens do Médio Oriente lidaram com a deles. Num mundo pós-11 de Setembro, Aatish é forçado a confrontarse a si próprio e à sua relação com os mundos religioso e secular em que se movimenta, como um dos muitos “filhos do contexto actual que vivem na zona de fractura que separa o Islão e da modernidade”.

Aatish explora questões de identidade e autodescoberta religiosa com uma fascinante diversidade de pessoas, de travestis vestidos com hijab em Istambul a noruegueses em fase de conversão em Damasco e a seguidores do movimento Hare Krishna em Teerão.

Ao longo da sua viagem, Aatish conta a história da sua família nos últimos cinquenta anos. É uma viagem absorvente e reflexiva que culmina no emocionante reencontro de Aatish com o pai em Lahore, no dia em que percebe a dura realidade das tentativas de reconciliação do sistema de
crenças antigas com a reforma liberal numa região dividida entre o Oriente e o
Ocidente.

As Viúvas de Eastwick de John Updike, Género: Romance

Nesta deliciosa e sinistra sequela, Updike consegue apreender os sentimentos das mulheres sobre os seus corpos e as suas vidas sexuais, e as suas reflexões sobre a viuvas-de-eastwickcultura e a desarmonia social são, como habitualmente, brilhantes.
Mais de três décadas passaram desde os acontecimentos narrados em As Bruxas de Eastwick.

As três divorciadas – Alexandra, Jane e Sukie – deixaram a cidade, casaram-se de novo e ficaram viúvas. Lidam com a dor e com a solidão como todas as viúvas: viajam pelo mundo, para terras exóticas como o Canadá, o Egipto e a China, e renovam a sua antiga amizade. Então, um Verão, motivadas pelo avançar da idade, pela solidão, pela culpa latente e por assuntos por resolver, as antigas Bruxas de Eastwick decidem regressar à velha cidade litoral de Rhode Island, onde outrora se entregaram a brincadeiras malévolas. Eastwick ainda possui o seu encanto, mas traz-lhes também recordações, e há ainda quem se recorde delas e lhes queira mal.

De A para X – Cartas de Amor de John Berger, Género: Romance

Uma belíssima história de amor e resistência, escrita por um dos melhores romancistas da actualidade.
A’ida vive na decrépita e poeirenta cidade de Suse. Xavier, o seu amante insurgente, está preso. As cartas resolutas, sensuais e ternas que A’ida lhe escreve relatam os acontecimentos do dia-a-dia da cidade e do seu conjunto heterogéneo de habitantes cujas vidas se entrecruzam com a sua. Mas Suse encontra-se sob ameaça e, à medida que um poder desconhecido avança inexoravelmente vindo do exterior, os mais ínfimos pormenores e actos de humanidade – uma dança íntima, uma refeição partilhada – constituem para A’ida uma afirmação de vida, actos de resistência contra as forças que
de outro modo poderiam extingui-los.
De A para X é uma poderosa análise da forma como a humanidade se afirma pela luta, ao imaginar uma comunidade que, cercada pelo imperialismo económico e militar, encontra a esperança transcendente na dor e na fragilidade, na vulnerabilidade e na mágoa da existência diária.

O Pacto de Jodi Picoult, Género: Romance

Há dezoito anos que os Harte e os Gold vivem lado a lado, partilhando tudo, desde comida chinesa e varicela até irem buscar os filhos uns dos outros à vez. Quer os pais quer os filhos são melhores amigos, por isso, não é nenhuma surpresa quando a amizade entre Chris e Emily se transforma em algo mais na altura do liceu.
Tornaram-se almas gémeas no momento em que Emily nasceu. Quando ligam do hospital por volta da meia-noite, ninguém está preparado para a verdade terrível: Emily, com apenas dezassete anos, está morta devido a um tiro na
cabeça, aparentemente resultado de um pacto suicida. A arma contém uma bala que Chris diz à polícia estar-lhe destinada, mas uma detective local tem dúvidas.
Os Harte e os Gold, num único momento aterrador, têm de encarar o pior medo de um pai: será que conhecemos mesmo os nossos filhos?

GRANDE ENCICLOPÉDIA DA HISTÓRIA, de Adam Hart-Davis, Colecção: Atlas e Enciclopédias

Lucidez de Tim Freke, Género: Filosofia

Restaurantes de Portugal 2009 de José Silva, Colecção: Guia de Restaurantes, Género: Viagens e Turismo

Alastair Sawday’s Special Places to Stay / ALOJAMENTOS ESPECIAIS
PORTUGAL – Portuga
l
, de Alastair Sawday, Colecção: Alojamentos Especiais, Género: Viagens/Alojamentos

Alastair Sawday’s Special Places to Stay – Spain /ALOJAMENTOS ESPECIAIS ESPANHA de Alastair Sawday, Colecção: Alojamentos Especiais, Género: Viagens/Alojamentos

Deixar uma resposta