Nova Casa De Vinhos E Petiscos Em Santos

A porta de vidro revela o ambiente de uma sala de estar. E como bons anfitriões, Cristina e António recebem-nos como se estivessem em casa. A Madragoa – Vinhos e Petiscos é o mais recente espaço deste simpático casal, que estende assim o sucesso do restaurante que têm meia dúzia de portas abaixo, na mesma rua.

Refeições com base na cozinha mediterrânea, é a alma desta casa. “É tudo feito ao momento” explica-nos Cristina Pereira uma das proprietárias. Com experiência acumulada no restaurante, quer encontrar aqui uma nova plataforma de ensaios. “No Madragoa fazemos cozinha portuguesa e temos uma lista já com pratos fixos. Aqui quero poder combinar a cozinha tradicional portuguesa com a mediterrânea” e com isso ter maior liberdade para acrescentar um queijo ou uma massa estrangeira à mesa, sem com isso estar a comprometer o conceito. “Fui-me interessando pela dieta mediterrânea, que acho muito interessante, muito gostosa e apetitosa”. E é nesta capacidade de agradar que conquistam clientes.

Madragoa Vinhos e PetiscosConta com uma grande afluência de estrangeiros, à semelhança do que acontece no restaurante e já têm aqui uma ementa traduzida para outras línguas de forma a ajudar no atendimento, no entanto, pela consciência de que há pratos que dificilmente se traduzem sem um garfo para provar, preferem ir à mesa explicar os pratos e aconselhar de acordo com as preferências.

Há sempre a sopa do dia, mas também a sopa alentejana com ovo. De entradas e petiscos têm, entre outros, tábua de queijos e enchidos, moelinhas estufadas, ovos com farinheira, morcela assada com maçã, pica pau (de vitela ou de porco), canapé de conservas tradicionais ou tostado de bacalhau.

Há uma secção da ementa de legumes e opções vegetarianas, que tem, para além de salada mista, legumes (estufados ou grelhados), fetuccini com cogumelos ou legumes salteados, entre outros.

Têm também pratos do dia de peixe e carne, que vêm dar resposta aos “petisqueiros” que necessitem de uma refeição mais substancial. Mas como referiu a proprietária, a ementa é provisória, deixando indicação de que terá muito para crescer à medida que a casa estiver em funcionamento.

Há sobremesas caseiras variadas, como o morgado de figo, a tarte de amêndoa, o pastel de nata ou o croissant. Vinhos a copo ou cerveja artesanal são sugestões de acompanhamento.

O restaurante tem a configuração de bar, com mesas ladeadas de sofás e aos domingos há um presente especial para os clientes: a presença da fadista Joana Amendoeira a partilhar a sua voz ao serão.

Para já, o Madragoa – Vinhos e Petiscos abre a partir das 19h00, mas no verão contam ter esplanada e passar a receber clientes a partir das 17h00. O restaurante localiza-se na Rua da Esperança, 156, em Lisboa.

 

Deixar uma resposta