Noite dos Museus – vá a um museu fora de horas

O C&H deixa-lhe aqui a programação de alguns museus abertos fora de horas, amanhã, dia 19 de Maio em que se comemora mais uma Noite dos Museus. O Museu dos Coches propõe uma Viagem Virtual ao Novo Museu dos Coches-um novo desafio, com uma visita ao edificio em construção com imagens da evolução de 1994 a 2012. Em família ou com a escola também pode realizar uma Viagem no Tempo, com o apoio de um guião de visita. Ambas as actividades são gratuitas, só requerem inscrição prévia e realizam-se das 18h00 às 23h30.

O Centro Cultural da Nazaré inaugura a exposição fotográfica A Nazaré de Lança Cordeiro. Décadas 1950-1970, ao som do jazz, com a actuação musical de Joaquim Pequicho, às 21h00. Às 21h30 acontece uma  Mesa-Redonda sobre a vida e obra do arquitecto Lança Cordeiro e a sua intervenção na sociedade civil da Nazaré, com a presença de Laborinho Lúcio, José Carlos Codinha (Associação de Defesa da Nazaré), Norberto Isaac (Biblioteca da Nazaré), Olga e Ana Lança Cordeiro (filhas do autor). A noite segue com Momentos de dança pelos grupos Danças Contemporâneas (AMA-Nazaré), Flávia & Sílvio (danças de salão), Sabor Latino e Solo Danza. A entrada é gratuita em todos os eventos.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, Associação de Defesa da Nazaré, Biblioteca da Nazaré e demais intervenientes na programação.

 

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo (MADVC) vai ter as suas portas abertas das 21h30 às 01h30. Da sua programação conta com a actuação do reconhecido violetista José Valente, as performances de Filipe Garcia e de Alexandre AR Costa, o filme Spiral Jetty do mestre escultor norte-americano Robert Smithson, Sardinha, o dj set encomendado e o arranque do graffiti ecológico de Pedro Guerreiro completam o cartaz que ocupará o recinto interno do antigo museu municipal, a par da habitual esplanada Aisca.         

Do programa fazem ainda parte a apresentação do livro A Vida no Campo, de Álvaro Domingues e a apresentação da peça Cenas da Vida dos Maias, pelo Centro Dramático de Viana, e um esconjuro pelo padre Fontes.

O Museu Fora de Horas de 2012 decorre no âmbito da exposição Livre Circulação – Obras da Colecção Fundação de Serralves, que está patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, bem como na Casa dos Nichos, Santa Casa da Misericórdia, Igreja das Almas e na Biblioteca Municipal.

A entrada para a Noite Fora de Horas, bem como para a visita à secção da exposição Livre Circulação patente no MADVC é gratuita. A organização é da Câmara Municipal de Viana do Castelo com produção da Aisca – Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística e participação da Fundação de Serralves.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta