No dia 15 de setembro a Gulbenkian estará de portas abertas

A festa de portas abertas na Gulbenkian acontece já este sábado dia 15 e celebra os cinquenta anos da Orquestra Gulbenkian.

Este dia vai ser totalmente dedicado à música com vários concertos tocados pela Orquestra ou por solistas agrupados em várias formações. Os visitantes poderão contar com cerca de sete horas de música sem parar! O programa inclui a primeira peça que a Orquestra Gulbenkian tocou no dia 22 de outubro de 1962, a Dança Sagrada e Dança Profana, de Claude Debussy, apresentada no Teatro Nacional D. Maria II.

De destacar a participação de músicos reformados e de filhos de músicos da Orquestra. Os primeiros tocarão a 5.ª Sinfonia de Beethoven enquanto os segundos interpretarão a Sinfonia dos Brinquedos de Haydn.

Este evento vai também contar com a exibição contínua de filmes, conversas com músicos no foyer, oficinas para famílias e uma exposição retrospetiva dos cinquenta anos da Orquestra Gulbenkian. Esta estará aberta até meados do mês de outubro e irá centrar-se em alguns dos momentos mais importantes da vida do agrupamento como por exemplo o concerto inaugural. A exposição partilhará ainda com os seus visitantes algumas das obras encomendadas pela Fundação a diferentes compositores e que foram tocadas em estreia mundial pela Orquestra assim como as digressões internacionais e as edições discográficas realizadas ao longo deste período.

No Auditório 3 poder-se-ão ver filmes como Ensaio de Orquestra de Federico Fellini, Uma Noite na Ópera de Sam Wood ou O Concerto de Radu Mihaileanu, entre outros.

As famílias com crianças dos 6 aos 12 anos poderão participar em várias atividades; poderão por exemplo constituir uma orquestra, passando pelas várias etapas de um miniensaio, numa oficina dirigida por Carlos Pereira.

O evento tem início às 15h00 e todas as atividades são de entrada livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta