Nissan Portugal lança concurso para Jovens Autores de Histórias Ilustradas

A Nissan Portugal inspirou-se em dois projetos organizados há vinte e nove anos pela casa-mãe, os prémios Children’s Storybook e Children’s Picture Book, e lançou um concurso similar a nível nacional em parceria com o Plano Nacional de Leitura e destinado aos alunos do ensino secundário (mais de novecentas escolas e quatrocentos mil alunos envolvidos), o Jovens Autores de Histórias Ilustradas. Este programa tem o objetivo de estimular as competências dos adolescentes portugueses de forma a poder-se identificar potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração.

O tema desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e a avaliação e escolha dos trabalhos finais será feita por um júri composto pela jornalista Bárbara Wong, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o poeta e técnico do Plano Nacional de Leitura Manuel Gonçalves, um representante de uma editora e um representante da Nissan. Esta iniciativa enquadra-se assim na vertente de responsabilidade social corporativa e no conceito de Cidadania Azul da Nissan.

O prémio oferecido aos alunos ganhadores é o reconhecimento público através da edição em livro dos nove melhores trabalhos escolhidos pelo júri assim como de um trabalho escolhido entre a comunidade daNissanPortugal no Facebook. Estes dez autores vencedores serão contemplados com uma viagem a Londres tendo a oportunidade de conhecer o Centro de Design europeu da Nissan. Serão ainda nomeados os vencedores da Melhor História e da Melhor Ilustração.

Segundo o Professor Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL, “o Plano Nacional de Leitura saúda vivamente esta iniciativa da Nissan, à qual se associa com entusiasmo, na medida em que um concurso como este pode contribuir para estimular a criatividade dos adolescentes, tanto ao nível da escrita como da ilustração, permitindo também a difusão do seu trabalho por muitos leitores. Espero que esta proposta da Nissan, com a colaboração do PNL, suscite uma grande adesão nas nossas escolas”.

 

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta