Nissan Portugal lança concurso para Jovens Autores de Histórias Ilustradas

A Nissan Portugal inspirou-se em dois projetos organizados há vinte e nove anos pela casa-mãe, os prémios Children’s Storybook e Children’s Picture Book, e lançou um concurso similar a nível nacional em parceria com o Plano Nacional de Leitura e destinado aos alunos do ensino secundário (mais de novecentas escolas e quatrocentos mil alunos envolvidos), o Jovens Autores de Histórias Ilustradas. Este programa tem o objetivo de estimular as competências dos adolescentes portugueses de forma a poder-se identificar potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração.

O tema desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e a avaliação e escolha dos trabalhos finais será feita por um júri composto pela jornalista Bárbara Wong, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o poeta e técnico do Plano Nacional de Leitura Manuel Gonçalves, um representante de uma editora e um representante da Nissan. Esta iniciativa enquadra-se assim na vertente de responsabilidade social corporativa e no conceito de Cidadania Azul da Nissan.

O prémio oferecido aos alunos ganhadores é o reconhecimento público através da edição em livro dos nove melhores trabalhos escolhidos pelo júri assim como de um trabalho escolhido entre a comunidade daNissanPortugal no Facebook. Estes dez autores vencedores serão contemplados com uma viagem a Londres tendo a oportunidade de conhecer o Centro de Design europeu da Nissan. Serão ainda nomeados os vencedores da Melhor História e da Melhor Ilustração.

Segundo o Professor Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL, “o Plano Nacional de Leitura saúda vivamente esta iniciativa da Nissan, à qual se associa com entusiasmo, na medida em que um concurso como este pode contribuir para estimular a criatividade dos adolescentes, tanto ao nível da escrita como da ilustração, permitindo também a difusão do seu trabalho por muitos leitores. Espero que esta proposta da Nissan, com a colaboração do PNL, suscite uma grande adesão nas nossas escolas”.

 

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.