Depois de ter lançado três jogos com visão na primeira pessoa, para as consolas Game Cube e Wii na série Metroid Prime, a Nintendo optou por voltar ao género da aventura e à plataforma em “Other M”. Desta forma, o novo título começa exatamente onde o clássico da era 16-bit termina, com a batalha contra o chefe final daquele jogo, a Mother Brain.
É a partir deste ponto, que o jogador se depara com algo raro vindo da Nintendo. A empresa, ao contrário do que acontece no seus outros grandes títulos, desenvolve Samus como personagem, contando mais da sua história, suas qualidades e temores. Nesta série, por exemplo, o desenvolvimento fica por conta da história. Assim, o jogo mostra Samus como uma adolescente rebelde que tinha problemas em receber ordens, revelando os motivos que a fizeram tornar-se uma caçadora de recompensas.
Durante a primeira parte do jogo e no final da aventura, vídeos contam mais sobre Samus. Logo após um confronto com uma criatura ou chefe de fase, entra um flashback que mostra momentos da vida da heroína.
Comparativamente com outros títulos da Metroid, existem muitos combates em Other M, já que praticamente em todas as salas que se entra haverá inimigos com diversos níveis de Inteligência Artificial para combater. No entnaot, mesmo com muito tiroteio a exploração dos cenários está presente: Samus deverá escalar plataformas e transformar-se em “Morph Ball”, uma pequena bola, para conseguir entrar em corredores estreitos para procurar itens.
Texto de Cristina Alves