Nintendo lança “Metroid: other M” para a Wii

Metroid: other m da Nintendo é o novo jogo para a Wii, que explora a história da heroína Samus Aran. Este título, que é agora lançado em Portugal, traz também mais combates do que os antecessores.

Depois de ter lançado três jogos com visão na primeira pessoa, para as consolas Game Cube e Wii na série Metroid Prime, a Nintendo optou por voltar ao género da aventura e à plataforma em “Other M”. Desta forma, o novo título começa exatamente onde o clássico da era 16-bit termina, com a batalha contra o chefe final daquele jogo, a Mother Brain.

É a partir deste ponto, que o jogador se depara com algo raro vindo da Nintendo. A empresa, ao contrário do que acontece no seus outros grandes títulos,  desenvolve Samus como personagem, contando mais da sua história, suas qualidades e temores. Nesta série, por exemplo, o desenvolvimento fica por conta da história. Assim, o jogo mostra Samus como uma adolescente rebelde que tinha problemas em receber ordens, revelando os motivos que a fizeram tornar-se uma caçadora de recompensas.

Durante a primeira parte do jogo e no final da aventura, vídeos contam mais sobre Samus. Logo após um confronto com uma criatura ou chefe de fase, entra um flashback que mostra momentos da vida da heroína.

Other M apresenta um desafio mais linear do que a aventura “Metroid”, conhecida por se focar na exploração dos cenários. Desde o momento que Samus entra na misteriosa estação espacial gigante ao atender um pedido de socorro, tudo o que o jogador precisa é seguir para um determinado ponto no mapa ou cumprir uma determinada ordem. Entretanto, para conseguir abrir portas trancadas, será necessário explorar cenários e fazer um tradicional “ir e vir” pela estação para conseguir avançar.

O visual de Metroid: other M apresenta uma plataforma em três dimensões, com cenários repletos de detalhes. O jogador acompanha Samus pelo cenário numa visão de terceira pessoa, enfrentando inimigos com o seu canhão laser e mísseis. O jogo entra num modo de combate na primeira pessoa quando o jogador aponta o controle para o ecrã.

Comparativamente com outros títulos da Metroid, existem muitos combates em Other M, já que praticamente em todas as salas que se entra haverá inimigos com diversos níveis de Inteligência Artificial para combater. No entnaot, mesmo com muito tiroteio a exploração dos cenários está presente: Samus deverá escalar plataformas e transformar-se em “Morph Ball”, uma pequena bola, para conseguir entrar em corredores estreitos para procurar itens.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta