NewsMuseum Apresenta Exposição Macho Media

O NewsMuseum, em Sintra, inaugura no próximo dia 25 de abril, pelas 15h30, a exposição temporária Macho Media, que promete ser uma experiência multimédia interativa em torno dos principais marcos e episódios mediáticos da luta contra o machismo e a emancipação feminina.

A exposição vai poder ser vista ao longo das salas do Museu, nomeadamente no Lounge, onde vai ser possível ver os principais conteúdos da mostra num filme exposto em 200º, numa espécie de tablet gigante, e pelas restantes salas, em que o visitante é desafiado a interagir e confrontado com dados e perguntas que desafiam estereótipos, avaliando, até, o seu grau de machismo.

Uma das pessoas lembradas pela exposição é Carolina Beatriz Ângelo (que dá nome ao Hospital de Loures), e foi a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911, aproveitando uma ambiguidade na lei de voto de então, depois disso foram precisos mais 63 anos para o voto se tornar universal, precisamente a partir do 25 de abril de 1974.

Na inauguração da mostra, para a qual foi convidado um leque de personalidades femininas com destaque em várias áreas da vida pública nacional, vai também ser homenageada Manuela de Azevedo, a primeira jornalista a obter a carteira profissional em Portugal.

A exposição foi desenvolvida em parceria com a plataforma online Capazes.

Macho Media vai estar patente até ao final do ano, e pode ser vista diariamente de abril a Setembro, das 9h30 às 19h00, e de outubro a março das 9h30 às 18h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 4 euros para Sintrenses / Jornalistas e outros colaboradores dos Media / Séniores (+ 65) / Titulares de Cartão Jovem e Cartão Estudante / Cidadãos com deficiência / Parceiros do NewsMuseum, e visitantes dos 7 aos 17 anos (inclusivé), e 8 euros para os adultos. Crianças até aos 6 anos não pagam.

Deixar uma resposta