Nesta Páscoa sugerimos … Portugal de norte a sul!

Esta Páscoa aproveite  para ir para fora cá dentro e desfrute do melhor que o nosso país tem, a pensar nestas mini-férias o Canela & Hortelã deixa-lhe algumas sugestões de hotéis onde ficar, com programas especiais, vai encontrar destinos para todos os gostos e bolsas.

Começamos a norte com o Hotel Turismo do Minho, em Vila Nova de Cerveira, e que criou o programa “Páscoa em família” entre 20 e 26 de Abril, que inclui duas noites com pequeno-almoço e almoço buffet no Domingo de Páscoa e produtos regionais no quarto (biscoitos de milho, compota caseira e sortido de amêndoas). O preço varia entre os 110,00 euros por pessoa (em quarto – duplo) e os 160 euros por pessoa (numa das suites temáticas). As crianças até aos seis anos não pagam. No Domingo de Páscoa, o restaurante Braseirão do Minho, contíguo ao hotel, apresenta um almoço buffet que inclui caldo verde, entradas e saladas, bacalhau à lagareiro, cabrito assado e sobremesas variadas. O hotel promove ainda no sábado, dia 23 de Abril, às 17h00, um lanche de Páscoa em família composto de uma seleção de bolachas, torradas, compotas, chás, café, leite e vinho do Porto. O valor do lanche não está incluído no programa mas tem um preço especial de 4,00 euros para os adultos e 2,50 euros para as crianças dos 7 aos 14 anos.

No Douro aproveite o romantismo da região demarcada mais antiga do mundo e classificada como Património Mundial da Humanidade e desfrute umas mini-férias inesquecíveis na Pousada CS Solar da Rede desde 60 euros por pessoa, por noite) ou no CS Vintage House Hotel, no Pinhão, desde 81euros por pessoa por noite).

No Porto a proposta é para o Palácio Congress Hotel & SPA, que preparou dois programas, o Package Páscoa Tradicional, válido de 23 a 25 de Abril por 225 euros e o programa Especial Páscoa 2 Dias no Porto, válido de 21 a 25 de Abril por 275 euros) de uma ou duas noites em quarto duplo executivo, tratamento VIP surpresa, pequeno-almoço buffet americano no restaurante Madruga e duas entradas para o Sea Life, respetivamente. O almoço do dia 24 é no restaurante Madruga, com decoração temática pela Lírio, com música ao vivo, um buffet preparado pelo Chefe Hélio Loureiro, uma selecção de entradas frias e aperitivos quentes como preâmbulo de lombinhos de bacalhau envoltos em crocante de broa de milho e uvas frescas, cabrito assado no forno à moda da aldeia ou galo em vinho tinto, finalizado com doces tradicionais, por 45 euros por pessoa.

Na região de Viseu, a nossa sugestão vai para os Montebelo Hotels & Resorts, que permitem escolher escolher um ambiente mais citadino ou de natureza, rodeado de vários séculos de história, ou optando pelo bem-estar e relaxamento de um moderno Spa. O Programa da Páscoa 2011, disponível em todos os hotéis da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, inclui uma oferta de Páscoa, à chegada ao hotel, um peddy-papper de “caça ao ovo” em família, entradas gratuitas em museus, vouchers de desconto em diversas atividades de lazer na região. A partir de 63 euros por pessoa, por duas noites e 87 euros por pessoa  para três noites em qualquer das unidades hoteleiras do grupo, como o  Montebelo Viseu Hotel & Spa, o Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, a secular Casa da Ínsua, Hotel Palácio dos Melos, e o Hotel Príncipe Perfeito.

Na região da grande Lisboa propomos o Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort, em Sintra, que criou um Programa Páscoa em Família, a partir de 295 euros, que inclui uma noite de alojamento em quarto Deluxe Vista Floresta, pequeno-almoço buffet no restaurante assaMassa, 30 euros de crédito para jantar por adulto e por dia e muitas surpresas para as crianças, presente surpresa à chegada e o uso diário do Kid’s Club com almoço incluído. Pensado para crianças dos 5 aos 12 anos, tem actividades como caça ao tesouro, desfile de talentos, artes manuais ou golfe. O Programa Páscoa, a partir de 780 euros, inclui três noites de alojamento em quarto Deluxe Vista Floresta, pequeno-almoço buffet no restaurante assaMassa e um brunch para duas pessoas no Domingo de Páscoa, dois tratamentos de chocolate no Six Senses Spa.

Na cidade, a proposta é para o novo CS Vintage Lisboa Hotel, que preparou um pacote de três dias e duas noites, com tratamento vip especial Páscoa (um mini folar de Páscoa, acompanhado de ginjinha lisboeta), pequeno-almoço buffet, jantar de sexta-feira ou almoço de domingo, acesso ilimitado ao spa e descontos na Red Tours Segway & Buggy GPS Tours desde 82 euros por pessoa por noite.

Para o Baixo Alentejo sugerimos o Troiaresort, na Penísula de Tróia, que oferece entre 21 e 27 de Abril condições especiais com estadias a partir de 395 euros para duas pessoas, durante três noites, nos Apartamentos Marina e Praia, e a partir de 127 euros por pessoa, para duas noites, no Aqualuz Suite Hotel-Apartamentos. De 22 a 25 a Troiamarina vai receber o Cruzeiro da Páscoa da ANC. Durante a sua estadia pode visitar as Ruínas Romanas e fazer um passeio à Caldeira de Tróia. No dia da  Terra (22 de Abril), o troiaresort adere ao “Pé na Terra” –com a proposta “À volta da Caldeira de Tróia – um passeio pela biodiversidade”, em parceria com o Prof. Francisco Andrade, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto do Mar. O passeio começa às 9h30 e durará três horas, durante as quais será observada a biodiversidade da Caldeira de Tróia – as aves limícolas (que vivem no sapal), a avifauna do pinhal e as principais espécies dos habitats envolventes. A Caldeira de Tróia é uma laguna do estuário do Sado que forma uma reentrância na Península de Tróia, com um comprimento de 2,5 Km e 300 metros de largura. Para as crianças há o Dynamic Bungee do Jardim da Praça das Quadras, no qual podem experimentar grandes saltos numa robusta estrutura de elásticos. Poderão também visitar as ruínas romanas, fazer passeios de jeep, de bicicleta e observação de golfinhos.

Segue-se o Hotel Caminhos de Santiago, localizado em Santiago de Cacém, no litoral alentejano,  o programa de Páscoa  é válido até dia 25 de Abril, por 90 euros noite em quarto duplo standard. A oferta inclui estadia de duas ou três noites consecutivas em quarto duplo, pequeno-almoço buffet, oferta do alojamento para crianças até aos 12 anos, entre outras pequenas atenções.

Ainda no Baixo Alentejo sugerimos a Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa, em Albernoa, Beja, que promove as experiências, como passeios de balão, jeep e safari. O programa desta Páscoa inclui no dia 22 de Abril aperitivos de boas-vindas, Jeep Safari pela Propriedade, Visita à Adega e Prova de Vinhos, Jantar com Menú Tradicional no Restaurante com Cantares Alentejanos, Porto & selecção de Amêndoas para terminar a noite. Para sábado pequeno-almoço no Country House, passeio familiar de charrete, almoço no restaurante, workshop de cozinha no Country House – “Vamos fazer um Folar!”,  atelier infantil de pintura de Ovos da Páscoa – “Ovos com Pinta!”, massagem “Olive by Thalgo” no Spa, jantar temático no Restaurante – “Cozinha Sofisticada e Vinhos elegantes” e sessão de karaoke no Country House. Para domingo, pequeno-almoço no Jardim, passeio matinal de BTT, almoço tradicional de Páscoa no campo, Caça ao Ovo pelos Trilhos da Malhadinha, Showcooking temático com o Chef – “Iguarias & Sugestões de Páscoa”, jantar familiar no Hotel, sessão de cinema ao ar livre  e para dia 25 de Abril pequeno-almoço no Country House. O preço é de 1200 euros por quarto duplo, com oferta de estadia para uma criança até aos 6 anos. Oferta da Reportagem Fotográfica da Experiência. Acompanhamento permanente pelo Guest Experience Team e uso livre do Spa (Jacuzzi e Banho Turco) e fruta e garrafa de vinho no quarto.

No Alto Alentejo,a nossa primeira sugestão vai para a zona de Évora e para o Convento do Espinheiro que tem um pacote oferta de Páscoa, entre os dias 22 e 25 de Abril, a partir de 190,00 euros, por noite para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído. Na Sexta-Feira Santa, o Convento preparou uma visita ao Aqueduto Água de Prata, onde vai poder descobrir todos os segredos das ervas campestres, que depois irá degustar ao almoço. No jantar da Quaresma oferecem o tradicional ensopado de peixes com hortelã da ribeira. Para sábado os miúdos poderão experimentar ser escuteiros por um dia e os mais “crescidos” terão um workshop no forno conventual, para descobrir os segredos do pão alentejano e cantares alentejanos, provas de vinhos e concertos de piano no Púlpitos Bar. No domingo, dia 24, há Missa Pascal na Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro. De seguida pode desfrutar de um piquenique junto ao forno de lenha, jogos de futebol de 5, provas de vinhos e buffet de Páscoa. Os mais pequenos vão poder plantar árvores durante o dia e jantar com os palhaços no Kid’s Club. Para dia 25 de Abril, vai ser recreado um piquenique no Alto de São Bento pela confraria da “Moenga” e pela Câmara Municipal de Évora.

Seguindo caminho pela serra, o Hotel Convento S. Paulo, na Serra d’Ossa, criou um pacote de três noites por 165 euros por pessoa, de 22 a 26 de Abril, incluindo um almoço no restaurante do hotel “O Ermita”, onde pode saborear o tradicional borrego assado à Alentejana, para sobremesa, destacamos a encharcada e o bolo de chocolate do Ermita.

Na região do Alandroal desfrute de tranquilidade num ambiente campestre na Herdade Naveterra – Rural Lodge & Spa, localizado a 7 km do Alandroal, na estrada para Juromenha, inserido num espaço de 150 hectares, num estilo bem alentejano e com piscina com música subaquática. Pode fazer caminhadas, passeios de bicicleta, ir até à barragem e praticar pesca desportiva, ou pode simplesmente descansar. Pode também saborear os sabores alentejanos e fazer uma deslocação até ao Alandroal e ir ao restaurante “A Maria”que tem umas empadas verdadeiramente deliciosas, enchidos diversos, salada de coelho, salada de orelha, sopa de cação, sopa da panela, caldeta de peixe do rio, fritada de peixe e ensopado de borrego, migas à alentejana. As suas sobremesas são de comer e chorar por mais, a tarte de noz é verdadeiramente divinal e o bolo de chocolate desaparece num ápice. Mesmo no centro do Alandroal vá até à Residencial Landroal onde pode pernoitar ou maravilhar-se com a sua pastelaria, da qual se destacam os Pêro Rodrigues, inventados nesta casa, tendo por base as receitas conventuais, destaca-se ainda outra especialidade da casa, o Pão de Rala.

Ainda no Alandroal pode ficar na Estalagem Pêro Rodrigues por 60 euros para duas pessoas por noite com pequeno-almoço. A suite dispõe de lareira e banheira de hidromassagem. Se preferir ficar na região de Terena vá até à Herdade dos Barros e desfrute de um projecto  construído de raiz a pensar na forma de melhor o receber. O hotel dispõe de restaurante aberto ao público em geral, que encerra às segundas-feiras, onde pode degustar os seguintes pratos – lúcio de cebolada, barbo com molho de poejo, caldeta de barbo, feijoada de lebre, ensopado de lebre ou borrego, secretos, etc. Para sobremesa pode deliciar-se com o pão de rala, farófias e sericaia. O preço médio por noite é 65 euros para duas pessoas.

De norte a sul do país pode também optar por uma das Pousadas de Portugal, que prepararam um programa especial para esta Páscoa e pode vivenciar dormir num Castelo do século XV ou comer à mesa das antigas Cozinhas Reais dum Palácio, desde 100 euros por quarto por noite, em quarto standard, pequeno-almoço buffet, bebida de boas vindas e tratamento VIP à chegada no quarto. As crianças não pagam no quarto dos pais (máximo duas), bem como as refeições (menu infantil). A promoção é válida até 24 de Abril.

Por Clara Inácio
Fotos arquivo C&H de Elsa Furtado e Francisco Lourenço

Deixar uma resposta