Música do Mundo em Loulé a 28 e 29 de Junho

med2013Por duas noites, Loulé volta a ser capital da Música do Mundo. A 10ª edição do Festival MED de Loulé tem lugar nos dias 28 e 29 de junho. O programa aponta para a descoberta de sonoridades, paladares e sensações com participações de intervenientes de destinos tão diferentes quanto a Suécia ou o Mali. Antecipam-se noites quentes de fusão, animação e experiencias inesquecíveis.

No que toca à música, principal chamariz deste festival, a escolha é bastante abrangente, do nacional ao internacional, com variadas opções de cariz étnico, tradicional ou contemporâneo.

O Palco da Cerca abre hostilidades com a angolana Aline Frazão, que editou recentemente o seu segundo disco, “Movimento”, e que em muito pouco tempo já deixou rendida a crítica especializada de toda a Europa. Oumou Sangaré, do Mali, ativista cívica pelos direitos das mulheres e vencedora de um Grammy, será a estreia do primeiro dia do festival algarvio. Tulipa Ruiz, uma das grandes promessas da sempre dinâmica música brasileira, também sobe ao palco a 28 de junho.

Dead Combo, Miguel Araújo e Samuel Úria fazem parte do contingente nacional que atua na primeira noite

O jamaicano Anthony B, fenómeno de popularidade na cena reggae internacional concentrará muitas das atenções no segundo dia do Festival. Outro ponto alto deste dia será o regresso a Portugal, após vários anos de ausência, dos revolucionários, e sempre vanguardistas Hedningarna, da Suécia.

A catalã Silvia Perez Cruz, atualmente uma das artistas mais acarinhadas pelo público e pela crítica de Espanha a propósito do album “11 de Noviembre”, sobe também ao palco dia 29 de junho. O alinhamento nacional deste dia passa pela nova voz do fado Cuca Roseta, a contagiante e contemporânea celebração popular dos Kumpania Algazarra e Dona Gi.

Noutros espaços encontram-se manifestações culturais a ter em atenção, como o jazz nacional ou o projeto de homenagem a Chico Buarque a ter lugar no palco do Convento. Para os mais resistentes e fora de horas, a batida faz-se sentir pelas mãos de Hugo Mendez (Sofrito), badalado dj londrino com créditos firmados a fazer abanar ancas com sons afro-latinos.

Paralelamente e a funcionar durante todo o evento estará uma mostra gastronómica e venda de artesanato do Mediterrâneo.

Festival MED é uma organização da Câmara Municipal de Loulé e tem lugar na cidade nos dias 28 e 29 de junho. Os bilhetes diários para a edição de 2013 custam 12 euros e podem ser adquiridos na bilheteira junto ao recinto.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta