A partir de hoje, 29 de setembro, o “museu sai à rua”, nas zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, em Lisboa. A iniciativa Coming Out. E se o Museu saísse à rua?, à semelhança do The Grand Tour desenvolvido em Londres pela National Gallery, é da responsabilidade do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), e apresenta reproduções de 31 das suas obras-primas.

E, de acordo com o MNAA, qualquer semelhança com a realidade não é coincidência. À espera dos transeuntes estão peças em escala real, com molduras em madeira e tabelas, tal como as expostas nas salas de um museu.

Pela Lisboa antiga poderão apreciar-se, entre outros, Retrato do Rei D. Sebastião, pintado em 1571 por Cristóvão de Morais, ou Senhora das Dores, de Quentin Metsys (1511). À lista juntam-se Salomé com a cabeça de São Batista, de Lucas Cranach, o Velho (1510-1515) e Virgem com o menino e santos, da autoria de Hans Holbein, o Velho (1519).

Com este evento em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a HP Portugal, o Museu Nacional de Arte Antiga pretende chegar mais perto do público tanto nacional como estrangeiro na divulgação do património artístico e histórico português.

Texto de Alexandra Gil, fotografias de Tânia Fernandes (atualizado a 01.10.2015)

 

Autor:Texto de Alexandra Gil, Fotografias de Tânia Fernandes
Artigo anteriorCanal Panda Tem Muitas Novidades Para os Mais Pequenos
Próximo artigoColombo Assinala Dia Mundial da Música Com Concerto de Cuca Roseta

Leave a Reply