Museu do Teatro expõe mostra de caricaturas

O Museu Nacional do Teatro, no Lumiar em Lisboa, tem patente ao público, até 31 de Março, a sua primeira exposição temporária vocacionada para o teatro lírico. Vozes Líricas do séc. XX apresenta 100 caricaturas dos mais conhecidos e famosos cantores líricos do século passado, alguns deles ainda em plena actividade, da autoria de desenhadores portugueses, espanhóis e brasileiros.

Em comum estas referências da ópera têm ainda o facto de terem cantado no Teatro Nacional de São Carlos, tal como outros caricaturados na exposição, caso das sopranos Birgit Nilsson ou Monserrat Caballé, dos tenores Carlo Bergonzi, Franco Corelli e Plácido Domingo, das meio-sopranos Giulietta Simionato ou Teresa Berganza, entre outros.

Esta exposição, comissariada por Osvaldo Macedo de Sousa da produtora Humorgrafe (e tio do cartoonista Vasco Sousa), conta com a colaboração do Teatro Nacional de São Carlos, que colaborou com o empréstimo de fatos, e evoca também a passagem por Portugal e por aquele Teatro de Ópera de alguns destes cantores, através de trajos de cena, de programas e de fotografia.

Patente até 31 de Março e visitável ao som de árias de ópera de compositores cantados pelos caricaturados, Vozes Líricas do século XX pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, excepto às terças feiras, em que a exposição só abre a partir das 14h00 horas. A entradas tem um preço de três euros.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta