Museu do Pão apresenta a exposição Antiga Terra Lusitana- Ilustrações de Vilas de Portugal há 500 anos

O Museu do Pão tem patente a exposição temporária Antiga Terra Lusitana – ilustrações de Vilas de Portugal há 500 anos emoldurados em massa de pão. Na exposição estão exibidas dezenas de gravuras do século XVI, uma encomenda de el-rei D. Manuel ao fidalgo Duarte D’Armas, que retratam diversas localidades portuguesas.

O levantamento começou por ser de cariz militar, pois servia para verificar qual o estado das fortalezas e dos castelos da raia nacional e desta pesquisa resultou um conjunto de ilustrações das vilas portuguesas, como eram há 500 anos.

Duarte D’Armas mostra-nos o Portugal do dealbar do século XVI, na fase áurea da expansão, retratando lugares e pessoas, atividades e objetos (moinhos, azenhas, torres, poços, forcas, lagos, animais…). É o retrato das pequenas e grandes vilas da época, de um Portugal rural e popular, castelão e quotidiano que surge no livro O Livro das Fortalezas.

A exposição vai ficar patente ao público até ao final de novembro de 2012.

O Museu do Pão localiza-se na Quinta Fonte do Marãoem Seia. Abriu em 26 de setembro de 2002 e é um projeto museológico de iniciativa privada. O Museu recolhe, preserva e exibe os objetos relacionados com o património do Pão Português nas diversas vertentes etnográfica, histórica, política, religiosa e artística.

Texto de Clara Inácio
Foto do Museu de Elsa Furtado
 

Deixar uma resposta