Museu do Oriente recebe hoje concerto de jazz

O Museu do Oriente em Lisboa recebe hoje um concerto dos Tuba Project, pelas 21h30, no auditório do Museu. O quinteto de jazz é constituído por Bob Stewart, Lucian Ban, Alex Harding, Bruce Williams e Derrek Phillips, e produz uma música vibrante, com traços do jazz afro-americano e da latinidade e conjugam elementos de avant bop, blues, groove, Thelonious Monk, com assimetrias rítmicas e uma percepção acústica cárpato-danubiana.

Lucian Ban é pianista e o primeiro jazzman romeno consagrado na pátria do jazz. Destacam-se as colaborações com músicos como Barry Altschul, Sam Newsome, Mat Maneri, Mark Feldman, Tony Malaby, Ralph Alessi, Abraham Burton, Nasheet Waits, Jorge Sylvester, John Hébert, Brad Jones, Badal Roy entre outros.

Bob Stewart é o “reformador da tuba” que conseguiu inovar a sonoridade e papel da tuba no mundo do jazz. Alex Harding toca saxofone barítono e o clarinete-baixo. Bruce Williams toca saxofone-alto, e Derrek Phillips fica na bateria, tido como um mestre da percussão que acompanha a cantora Norah Jones.

Os bilhetes custam 12 euros sem jantar e 25 com jantar. O concerto conta com a colaboração do Instituto Cultural Romeno.

 

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta