Museu do Oriente organiza a 4ª edição do curso de chá

O Museu do Oriente organiza a 4ª edição do curso de chá, no dia 20 de Outubro, justificado pelo sucesso das anteriores. Lecionado por Luís Carvalho, diretor do Museu Botânico de Beja, a iniciativa pretende iniciar os participantes na arte da preparação e prova de chá, bem como da história desta bebida milenar.

O programa prático é composto por métodos de preparação do chá e uma prova de seis a oito tipos de chá (provenientes da China, Formosa, Índia, Ceilão e Japão). Cada chá será introduzido com uma explicação sobre a sua origem, manufactura e propriedades organolépticas.

O programa teórico analisa as características botânicas, história social do chá (Ásia/Europa), produção mundial de chá, cultivo e processamento pós-colheita, tipos de chá (preto, verde, oolong, branco, amarelo, pu-erh, aromatizado), compostos químicos do chá, propriedades farmacológicas do chá e saúde, usos tradicionais e acessórios para o chá (cerâmica, porcelana, prata).

Curso de Chá a 20 de Outubro, das 14h00 às 18h00, no Museu do Oriente, piso 4. O preço é de 30,00 euros (inclui prova de chá e distribuição de algumas amostras).

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta