Museu do Oriente expõe joalharia contemporânea do Al-Andaluz à Índia

O Museu do Oriente (MdO) inaugura amanhã, dia 8 de Outubro, no espaço lounge, a exposição Joalharia Contemporânea: do Al-Andaluz à Índia. Da autoria de Ana Caldas, a mostra apresenta recriações de ornamentos indo-muçulmanos e ibero-muçulmanos, tendo como objectivo mostrar esta arte enquanto “elo de ligação cultural” entre Ocidente e Oriente.

A autora inspirou-se para esta colecção, na riqueza artística dos adornos femininos e no vasto contexto social e religioso da Índia, país por onde passou, em 2008, enquanto bolseira da Fundação Oriente. Ana Caldas esteve nas cidades de Poona, Miraj e Kolhapur, onde, com a ajuda de artífices locais, estudou as técnicas oficinais e de produção ornamental da joalharia indiana. Nesta incursão, a autora descobriu também a fusão étnica da Índia, onde o Islão e o Hinduísmo estão presentes, sobretudo, enquanto pontes de contacto com o legado muçulmano na Península Ibérica, legado que tem servido de inspiração para Ana Caldas, como ponto de união entre as tradições do Oriente e do Ocidente.

O público pode visitar esta exposição de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, no Museu do Oriente, em Lisboa, até dia 14 de Novembro.

Texto de Cristina Alves
Artigo anteriorGaleria Casino Estoril expõe obras de Paulo Ossião
Próximo artigoRod Stewart regressa aos clássicos em novo álbum

Leave a Reply