Museu do Oriente celebra o Ano da Serpente

Ano Novo Chinês (2)

O Museu do Oriente celebra a chegada do Ano Novo Chinês –  o Ano da Serpente – com uma programação especial dedicadas a toda a família, nos dias 9 e 10 de Fevereiro.A programação especial arranca no dia 9 de Fevereiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, com o workshop para adultos Estrelas voadoras e Feng Shui para o Ano da Serpente, onde os participantes aprendem como equilibrar as energias da sua casa no novo ano através do sistema do feng shui, inspirado no calendário solar chinês –Hsia – que associa as datas aos cinco elementos: metal, água, madeira, fogo e terra, considerados a base de tudo no universo, que ajudam a prever a sorte e a garantir protecção.

Entre as 11h00 e as 12h30 decorre a Oficina Uma serpente em recortes de papel, que recria uma serpente através da arte milenar chinesa dos recortes de papel que se acredita trazerem sorte, prosperidade e riqueza para o ano novo. A participação  é aberta para adultos e  crianças a partir dos 12 anos.

Também dia 9 ou no dia 10 de fFvereiro, das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00, é organizada a visita orientada temática Um Novo Ano Lunar, que revela as práticas associadas à chegada de um novo ano – limpar as casas, preparar as decorações e agraciar os deuses. Ainda das 11h00 às 12h30 a oficina para crianças Procurando Dragões ajuda os mais pequenos a descobrir como são os dragões tradicionais chineses, que chamam a boa sorte no novo ano. Das 15h00 às 16h00, a oficina Bolinhos Chineses da Sorte desafia os participantes a fazer, partir e comer este doce tradicional e a desvendar o seu futuro.

No dia 10 de Fevereiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 é organizado um workshop de Introdução ao I Ching, um oráculo oriental com cerca de 3000 anos, desconhecido da maioria dos ocidentais, composto por um sistema de adivinhação que tem como base o lançamento de três moedas para obtenção das linhas yin ou yang dos hexagramas, que ajudam na obtenção de respostas para perguntas directas e concretas.

A encerrar esta programação especial tem lugar nos dias 10 ou 24 de fevereiro, das 11h00 às 12h30, a oficina para toda a família Celebrando o Ano Novo Chinês, que ensina as várias formas de se comemorar esta ocasião nas China – vestir roupa nova, decorar a casa, receber pequenos envelopes vermelhos, preparar comidas deliciosas e rever a família – e revela a lenda que esteve na origem desta comemoração, que pretende atrair boas novas para o ano que se avizinha.

Todas as actividades requerem marcação até 4 de Fevereiro, excepto a 2ª sessão da Oficina Celebrando o Ano Novo Chinês, que requer marcação até dia 18 de Fevereiro.

Texto de Clara Inácio 

Deixar uma resposta