Museu do Oriente apresenta música Nanguan

A música Nanguan poder-se-á ouvir no dia 17 de setembro, às 22h00, no Auditório do Museu do Oriente. Este é um dos estilos musicais mais antigos de sempre do continente chinês; vai ser interpretada pelo grupo musical Xinxin Nanguan Ensemble, com produção do Centro Económico e Cultural de Taipei  e tem por objetivo preservar, estudar e difundir um dos mais antigos estilos musicais do continente chinês.

O grupo Xinxin Nanguan Ensemble é originário de Taiwan e foi criado em 2003 por Wang XinXin, que afirma: “Extremamente simples e sem necessidade de recorrer a técnicas complexas, a música nanguan é, por essa mesma razão, uma das artes mais difíceis já que os intérpretes têm de se concentrar a fundo, de corpo e alma, e preparar o espírito para atingirem um estado de serenidade absoluta. É uma arte que se transmite do coração do intérprete ao coração do espetador ou do mestre ao aluno. Não existem palavras que possam descrever a beleza sublime que emana deste estado tão singular.”

A música Nanguan foi herdada de uma longa tradição e praticada sobretudo pelo povo Min nan, no sul da China, mas devido às numerosas vagas de imigração por que passou ao longo da sua história, este género musical, caracterizado por ser sóbrio, gracioso e requintado, conquistou novos territórios como Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Singapura, Malásia e Indonésia.

Este espetáculo tem a duração de sessenta minutos e o preço é de cinco euros

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta