Museu do Oriente apresenta Cinema em Konkani

No dia 14 de outubro e no âmbito da semana cultural goesa, o Museu do Oriente vai projetar dois filmes de dois reconhecidos realizadores de Goa. Este evento tem o nome de Cinema em Konkani e vai exibir no Auditório Jaagor (O Despertar) de Sangramsinh Gaikwad, às 15h30 e Ó Maria de Rajendra Talak, às 18h00.

Jaagor (O Despertar) fala-nos de Manav, o filho mais inteligente do maior proprietário da aldeia, que escolhe a agricultura como profissão e confronta-se com vários desafios. Confrontando-os mas vendo-se sem alternativa, Manav vende as suas terras e abandona a aldeia. É um filme sobre a luta solitária de um homem para mudar o sistema acabando por mudar as suas próprias escolhas.

Em Ó Maria assistimos à história de uma mulher que gere um pequeno negócio de alojamento de turistas na sua casa à beira mar, num local privilegiado, mas sob a mira de construtores vindos do estrangeiro, que pretendem construir um enorme resort.Este filme traz-nos a história do despertar dos goeses para a preservação do seu património e da sua cultura.

Ambos os filmes estão legendados em inglês e são de entrada livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta